NOTÍCIAS

| 12.02.15 - 16h54

Tabela de conversão da tarifa de táxi poderá ser utilizada durante o Carnaval

O uso da tabela será permitido apenas para os condutores dos veículos que estão operando com as tarifas desatualizadas

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que a tabela de conversão da tarifa de táxi, que começou a ser utilizada em julho de 2014 pelos veículos cadastrados no Recife, tem validade até o dia 05 de março. Porém, apenas os condutores de veículos que não tiveram o taxímetro aferido pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) com as tarifas de 2015 poderão realizar a conversão. Para o usuário identificar se o veículo que ele embarcou pode usar a tabela, basta observar o valor inicial da bandeirada. Se o mesmo for R$ 4,32 (táxi comum) e R$ 5,24 (táxi especial), é sinal de que o taxímetro já foi atualizado e o uso da tabela não é permitido. Outro detalhe que pode ser verificado é o número final da placa do carro: apenas as de terminação 7, 8, 9 e 0 poderão fazer uso da tabela. Esta indicação também poderá ser vista nos taxímetros que estiverem com o selo de verificação metrológico do ano de 2016.

O cronograma do IPEM-PE, órgão responsável por verificar a aferição dos equipamentos, teve início em janeiro deste ano e está previsto para terminar no dia 04 de março, quando todos os 6.125 veículos cadastrados no município estiverem com seus taxímetros devidamente atualizados com os valores atuais. Até lá, os veículos com a terminação das placas em 7 ,8, 9 e 0 poderão utilizar a tabela de conversão da tarifa de táxi. Já os veículos com a terminação das placas em 1, 2, 3, 4, 5 e 6 não estão autorizados a realizar a conversão, uma vez que já operam com os valores atuais.

As tabelas de conversão da tarifa de táxi e do cronograma da verificação do IPEM estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife (http://www2.recife.pe.gov.br/secretarias-e-orgaos/orgaos/cttu/)