NOTÍCIAS

Cultura | 12.03.15 - 13h06

Museus, poetas e mulheres nos roteiros do Olha!Recife

O projeto de sensibilização turística é um convite para que os recifenses aproveitem o fim de semana para conhecer melhor a cidade onde vivem

Do enredo de vida dos mais célebres poetas recifenses às histórias de mulheres aguerridas que as paisagens da cidade contam a quem contemplá-las com atenção. Tem de tudo um pouco nos roteiros do Olha!Recife deste fim de semana. Os passeios, de catamarã, de ônibus, a pé e de bicicleta, são oferecidos todo sábado e domingo, gratuitamente, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.

No sábado (14), o disputado passeio de catamarã fará uma volta pela ilha do Recife Antigo, com suas pontes e edificações históricas. No caminho, os participantes poderão contemplar o painel que retrata o sanfoneiro Luiz Gonzaga, grandiosa obra do muralista Eduardo Kobra em fase de finalização na lateral do prédio da Prefeitura do Recife voltada para o rio. O passeio sai às 9h, do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas, Bairro de São José.

No sábado à tarde, a partir das 14h, o Olha!Recife de ônibus será dedicado a alguns dos museus da cidade, como o Museu do Homem do Nordeste, fundado por Gilberto Freyre em 1979, na Avenida Dezessete de Agosto, e o Memorial da Justiça, centro de documentação do Poder Judiciário pernambucano, que fica na Avenida Alfredo Lisboa.

O passeio a pé, no domingo (15), será dedicado a prédios e monumentos erguidos em homenagem a mulheres que marcaram a história do Recife. Com saída marcada para as 9h, da Praça do Arsenal, o roteiro contempla o Edifício Cristina Tavares, na Rua da Guia; a Praça da República, com suas estátuas de deusas e musas; a ponte Princesa Isabel; a Casa de Badia; e o monumento ao maracatu, erguido em reconhecimento ao trabalho de Dona Santa, nas imediações do Pátio do Terço.

Também no domingo, a partir das 9h, o Olha!Recife pedalando fará o circuito da poesia. Com saída da Praça do Arsenal, o roteiro visitará 12 estátuas de poetas, como João Cabral de Melo Neto, Carlos Pena Filho e Clarice Lispector, espalhadas pela cidade.

Para fazer um dos passeios é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 8h desta sexta-feira (13). Cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível para ser doado para instituições de caridade. Todos os roteiros contam com a presença de guias de turismo.

Serviço:
Olha! Recife no Rio
Tema: Ilha do Recife Antigo
Quando: Sábado (14), às 9h
Saída: Catamaran Tours, bairro de São José

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Museus do Recife
Quando: Sábado (14), às 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife a Pé
Tema: Recife das mulheres
Quando: Domingo (15), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife Pedalando
Tema: Circuito da Poesia
Quando: Domingo (15), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo