Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 12.03.18 - 20h19

Comunidade Pantanal ganha nova Creche-escola no aniversário do Recife

img_alt

A 16ª nova unidade de ensino entregue desde 2013 foi inaugurada nesta segunda(12), quando a capital pernambucana completa 481 anos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nesta segunda-feira (12), dia em que se comemora o aniversário do Recife, a comunidade do Pantanal, no Ibura, recebeu um grande presente. O prefeito Geraldo Julio realizou a entrega da Creche-escola Recife Mauricéia Silva Dantas, que vai beneficiar 135 crianças do bairro do Ibura, de 0 a 5 anos de idade, ampliando a oferta de vagas na Educação Infantil. Demanda antiga da comunidade, a unidade educacional é toda climatizada, além de ter biblioteca, todos os recursos do projeto Brinqueducar, quatro mesas pedagógicas e kits de robótica. Desde 2013, a Prefeitura do Recife inaugurou outras dez creches-escolas Recife, beneficiando mais de mil crianças e 5 novas sedes de escolas foram entregues no mesmo período.

"Esta é uma entrega importante, que vai contemplar as pessoas que realmente precisam: as mães, os pais e as crianças que aqui vão poder estudar. Nós já passamos de dez creches-escolas Recife; todas com qualidade que não deixa nada a dever a nenhuma creche particular. Os nossos alunos são estimulados desde muito cedo porque é cientificamente comprovado que, quanto mais bem estimuladas são as crianças com 0 a 6 anos, melhor será o desempenho delas por toda a vida", destacou o prefeito Geraldo Julio, enfatizando a prioridade da gestão com a primeira infância.

A Creche-escola, que era uma demanda antiga da população, recebeu o nome de Mauricéia da Silva Dias, uma representante da comunidade já falecida, que muito lutou para a conquista deste equipamento. Com área total de 2.137 m² e 986 m² de área construída, a unidade de ensino infantil tem um projeto que atende aos requisitos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), contando com seis salas de aula, um berçário e área de recreação, além de biblioteca, sala de mesas pedagógicas, fraldário, lactário e ainda toda uma bateria de serviços, com lavanderia, cozinha, refeitório e setor administrativo completo.

Adna Kely, filha da homenageada com o nome do novo equipamento, falou da alegria de vê-lo pronto. "Não sei descrever a emoção deste dia, de ver essa entrega acontecendo. Minha mãe lutou muito por isso. Ver que crianças vão ser educadas aqui é ter a certeza de que nenhuma luta foi em vão. Estamos todos muito felizes", comentou.

A nova creche-escola também teve em seu projeto a valorização da área verde. Um jardim antecede a área do pátio interno de convivência, onde as crianças poderão usufruir de um ambiente que prestigia a iluminação natural. Há ainda um parquinho do programa Brinqueducar, que consiste em uma casa em miniatura e um gira-gira, para permitir a experiência de socialização das crianças. Nas salas de acolhimento, as crianças terão acesso a todos os 63 itens do Brinqueducar, que inclui brinquedos e jogos educativos como fantoches, quebra-cabeças, instrumentos musicais de brinquedo, jogos de memória, livro infantis educativos, entre outros.

"Minha filha ficou muito curiosa e animada. Acho que ela vai aprender e também se divertir muito. Além de tudo, este é um ambiente em que temos total segurança para deixar nossos filhos", falou Silvana Gueiros, mãe da pequena Thayssa. Ela ainda elogiou a climatização da creche-escola – que faz parte do programa Novo Clima, cujo objetivo é climatizar todas as unidades de ensino municipais até 2019.