Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 12.03.18 - 15h13

Vencedores do Concurso de Agremiações Carnavalescas de 2018 são premiados no Barreto Júnior

img_alt

Na tarde deste domingo (11), no Teatro Barreto Júnior, foram entregues 85 troféus às primeiras, segundas e terceiras colocadas das categorias Grupo Especial, Grupo 1 e Grupo 2 de cada uma das modalidades (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

Na tarde deste domingo (11), no Teatro Barreto Júnior, foram entregues 85 troféus às primeiras, segundas e terceiras colocadas das categorias Grupo Especial, Grupo 1 e Grupo 2 de cada uma das modalidades

 

Alegria, emoção e muitos aplausos marcaram a entrega dos troféus aos 85 vencedores do Concurso de Agremiações Carnavalescas de 2018. A premiação foi no Teatro Barreto Júnior, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, e contou com a presença da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e do secretário executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos. Antes da premiação, o Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém fez uma breve apresentação, animando os presentes.

Foram premiados os três vencedores das categorias Grupo Especial, Grupo 1 e Grupo 2 de cada uma das onze modalidades do concurso. Celebrando a diversificada cultura pernambucana, representantes de maracatus, bois, ursos, clubes, blocos e troças receberam o reconhecimento por fazer um Carnaval inesquecível para recifenses e turistas. “É com muita alegria que participo todos os anos desta grande festa. Este momento deixa clara a importância dos carnavalescos para nossa cultura popular. Vocês são testemunhas vivas do nosso trabalho, esforço e compromisso diário. Este ato comprova que estamos no caminho certo, estamos com vocês e junto de vocês”, celebrou a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

O secretário executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos, afirmou mais uma vez o compromisso da gestão com as agremiações e com todas as tradições que fazem o Carnaval do Recife. “Quero agradecer a vocês, pois fizeram o maior e melhor Carnaval do mundo. A Secretaria de Cultura está de portas abertas para a construção de 2019”, finalizou.

Pelo décimo primeiro ano, o primeiro lugar no Grupo Especial da categoria Escola de Samba ficou com a Gigante do Samba. A Tribo Indígena Carijós, que completou 122 anos, sendo o caboclinho mais antigo em atividade do estado de Pernambuco, foi premiada pelo segundo ano consecutivo como campeã do Grupo Especial da categoria Caboclinhos. Na categoria de Maracatu de Baque Virado, o Encanto da Alegria conquistou pela primeira vez o primeiro lugar.

“Mais de 200 pessoas trabalham o ano inteiro com o objetivo de preservar e valorizar o legado da cultura indígena, além de mostrar a cultura dos caboclinhos para um grande número de pessoas. Estamos muito contentes e orgulhosos com o resultado”, disse o presidente da Tribo Indígena Carijós do Recife, Pai Jefferson.

A princesa do Maracatu de Baque Virado Encanto da Alegria, Jacicleide Silva, falou sobre a primeira conquista do grupo. “O dia da apuração foi tenso e muito especial. Almejamos durante 20 anos este título que vai nos representar por toda a vida. A cada nota 10, era uma lágrima que caia. Nossa premiação ficou para história”, finalizou, com olhos marejados, a componente do Encanto da Alegria.

No total, 223 agremiações participaram do Concurso de Agremiações de 2018, que entregou mais de R$ 685 mil em prêmios. As competições carnavalescas têm como objetivo valorizar e incentivar as expressões artísticas e tradições momescas mais antigas da cidade.

Hoje (12), aniversário do Recife, a partir das 15h20, na avenida Rio Branco, desfilam os primeiros colocados do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2018. Ao todo, irão se apresentar 11 agremiações: as vencedoras das categorias Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos (La Ursa) e Escolas de Samba.