Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 12.03.20 - 14h40

Inauguração da Upinha Vila Arraes na Várzea celebra os 483 anos do Recife

img_alt

Em comemoração ao aniversário do Recife, o prefeito Geraldo Julio entregou nesta quinta (12), a 15ª Upinha da cidade com novo padrão de qualidade de atendimento e também participou do tradicional corte do bolo gigante em comemoração aos 483 anos da cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O dia é de celebrar o Recife, a mais antiga capital brasileira, que surgiu no ano de 1537, na principal área portuária da então Capitania de Pernambuco. E na data em que comemora seus 483 anos, a aniversariante ganhou um presente especial: a 15° upinha da cidade, além do tradicional corte do bolo gigante. Entregue pelo prefeito Geraldo Julio nesta quinta-feira (12), a Upinha Vila Arraes, na Várzea vai beneficiar mais de 12 mil pessoas, garantindo a ampliação da cobertura em Saúde da Família para mais quatro mil moradores do bairro. A unidade, que atende a um novo padrão de qualidade implementado pela Prefeitura do Recife teve um investimento de R$ 2,8 milhões. 

“Hoje entregamos a 15ª Upinha do Recife, uma unidade que é conhecida como o melhor posto de Saúde da Família do Brasil inteiro e que nasceu aqui no Recife. Aqui na Upinha Vila Arraes 12 mil pessoas vão ser atendidas, prestando um serviço de qualidade e dando as condições dignas de trabalho para os profissionais de saúde fazer bem o seu serviço como também melhores condições de atendimento para a população. Era uma luta antiga do moradores daqui e estamos bem felizes com essa inauguração”, afirmou o prefeito. 

Geraldo Julio comemorou ainda o aniversário da cidade. “É uma alegria estarmos comemorando os 483 anos de uma cidade guerreira, corajosa, libertária, de um povo que gosta muito de conquista, gosta de vencer. E a gente tá vivendo um tempo muito desafiador no Brasil, com uma crise prolongada, desemprego, mas de um povo que não desiste da luta. E a Prefeitura tem procurado fazer um trabalho junto com a população, como o Chegando Junto, as obras que empregam cinco mil pessoas. São fruto da luta do povo e de uma Prefeitura comprometida com a causa popular”, frisou o prefeito.

Com mais de 700 m² de área construída na Avenida Afonso Olindense, a unidade tem seis salas de consultórios médicos e um odontológico (com capacidade de até três atendimentos simultâneos); sala de raio-x odontológico; salas de espera, recepção e acolhimento; salas de vacina, de coleta de exames, de nebulização e de procedimentos/curativos; farmácia, dois quartos para os plantonistas, sala para os ACS, entre outros espaços. Toda a estrutura da Upinha atende as normas técnicas vigentes, com rampas de acessibilidade, corrimões e banheiros adaptados para pessoas com deficiência e vai funcionar 24 horas. 

Para Ana Sofia Costa, diretora executiva de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife, esta é mais uma unidade que está dentro do novo padrão de qualidade usado pela Prefeitura. “Aqui vamos dar uma cobertura para mais de 12 mil pessoas. Essa unidade vai funcionar 24h, serão três equipes de Saúde da Família que vão dar assistência durante todo o dia às urgências da atenção básica. Ela também atende ao novo padrão de qualidade implementado pela PCR, oferecendo um melhor ambiente de trabalho para os funcionários e melhor estrutura de atendimento para a população. Estamos muito  felizes com essa unidade, um presente para a população no dia do aniversário do Recife”, pontuou Ana Sofia.  

O local passa agora a contar com três equipes de saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de duas equipes de saúde bucal, com cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também atuarão na nova unidade, com equipe formada por fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Na unidade, será oferecido também coleta de materiais para exames laboratoriais, dispensação de medicamentos; acompanhamento em planejamento familiar, pré-natal e puericultura; curativos, vacinação, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outros procedimentos da Atenção Básica à Saúde.  

A dona de casa Eliane de França levou o filho para ver a conquista de perto e ainda garantiu seu pedaço de bolo. “Essa Upinha representa tudo para nossa comunidade, porque a gente não tinha. Se a gente precisava de médico tinha que ir andando para o posto da Caxangá ou dormir lá na porta para pegar uma ficha. Então para a comunidade da Várzea, principalmente para a Vila esse é um sonho realizado. Nós lutamos muito para ver isso pronto e graças a deus estamos testemunhando esse dia. E não tinha data mais feliz para inaugurar que o dia do aniversário do Recife”, festejou Eliane emocionada.