NOTÍCIAS

Administração | 12.03.21 - 12h47

Procon Recife realiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

Equipes do órgão estarão em localidades estratégicas do Recife para compartilhar materiais elucidativos sobre os direitos do consumidor e tirar dúvidas entre segunda (15) e sábado (20)

A Prefeitura do Recife, por meio do Procon municipal, vai realizar uma série de ações especiais em alusão à Semana do Consumidor a partir da próxima segunda-feira (15), quando é celebrado também o Dia Mundial do Consumidor. Equipes do órgão estarão em localidades estratégicas da capital pernambucana para compartilhar materiais educativos sobre os direitos do consumidor, tirar dúvidas do público e também contribuir a favor de políticas públicas em combate à pandemia da covid-19, distribuindo máscaras à população. A ação acontece ao longo da semana em diversos pontos da cidade.

As cartilhas informam cidadãos e cidadãs sobre os seus direitos, esclarecem problemas recorrentes nas relações de consumo no dia a dia das pessoas, reforçam a importância de um consumo consciente e atentam sobre práticas abusivas que ganham força neste período de Semana do Consumidor, quando criminosos costumam usar a criatividade para enganarem as suas vítimas. 

"Além de ajudar no combate à covid-19, o foco da ação promovida pelo Procon Recife é educar e orientar consumidores e também fornecedores sobre a legislação que regulamenta as relações de consumo. Para isso, contamos com um material com linguagem bastante acessível a fim de multiplicar o conhecimento sobre os direitos do consumidor entre a população recifense", destaca o secretário Executivo do Procon Recife,Pablo Bismack. As máscaras são fruto de uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. Desde o início da pandemia, diversas Secretarias foram responsáveis pela distribuição de mais de 950 mil máscaras para a população. 

A ação inicia às 7h da segunda-feira (15) no Parque da Jaqueira e continua no Marco Zero, no bairro do Recife, às 11h. Em seguida, desloca-se para a Dantas Barreto (15h) e para o Shopping Boa Vista (17h). Já na terça-feira (16), o trabalho será realizado no Aeroporto Internacional dos Guararapes a partir das 9h, segue para o Shopping Recife (11h), para a Praia de Boa Viagem (16h) e é finalizado no Parque Dona Lindu (18h).

Pablo Bismack ainda participará de uma live no Instagram do órgão (@proconpe), às 19h da quarta-feira (17), a fim de esclarecer dúvidas dos consumidores, que poderão ser deixadas em espaço aberto na mesma rede a partir da segunda-feira (15).

As ações de panfletagem e distribuição de máscaras serão retomadas só na quinta-feira (18), com a equipe do Procon instalada na Praça do Derby (8h), Parque da Macaxeira (10h) e Sítio da Trindade (15h). Na sexta (19) e no sábado (20), o órgão municipal cumprirá agenda de fiscalizações pelo Recife, encerrando as suas ações da Semana do Consumidor. O Procon Recife pode ser acionado pelo número 0800 281 1311, pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) e pelo site procon.recife.pe.gov.br, para reclamações e agendamentos presenciais.

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (15)-  Panfletagem e distribuição de máscaras:

7h -Parque da Jaqueira

11h- Marco Zero, bairro do Recife

15h- Dantas Barreto

17h- Shopping Boa Vista

Terça-feira(16)- Panfletagem e distribuição de máscaras:

9h - Aeroporto Internacional dos Guararapes

11h- Shopping Recife

16h- Praia de Boa Viagem

18h Parque Dona Lindu

Quarta-feira (17) - Live no Instagram do Procon Recife

19h- Live no Instagram do Procon Recife @proconpe com o secretário-executivo, Pablo Bismack 

Quinta-feira (18)- Panfletagem e distribuição de máscaras:

8h- Praça do Derby

10h- Parque da Macaxeira

15h -  Sítio da Trindade

Sexta(19) e Sábado(20)- Fiscalizações no Recife