Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 12.04.16 - 12h11

Ciclo de oficinas marca nova etapa de elaboração do Plano de Mobilidade do Recife

Serão realizadas dois tipos de oficinas, as técnicas e as participativas. O objetivo é envolver a população nas discussões sobre o tema.

 

Nesta semana, a Prefeitura do Recife dá início aos ciclos de oficinas que buscam reforçar a participação social na construção do Plano de Mobilidade Urbana do Recife. As Oficinas Técnicas e as Oficinas Participativas são uma das etapas de elaboração do plano. As atividades estão programadas de serem iniciadas amanhã (13) e quinta-feira (14), respectivamente devendo envolver a população nas discussões sobre temas voltados para a mobilidade da capital. As oficinas são organizadas pela Secretaria de Planejamento Urbano, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), que também responde pela elaboração do Plano de Mobilidade.

Para participar das Oficinas Técnicas é preciso fazer inscrição pelo link e clicando aqui. Para este encontro, que será realizado em parceria com o Plano Recife Centro Cidadão, o tema proposto para a discussão será 'As Calçadas do Recife'. Serão disponibilizadas 50 vagas para esta primeira oficina, que será realizadas na Universidade Católica de Pernambuco (Bloco D, sala 206), das 14h às 17h . As Oficinas Técnicas deverão sempre reunir profissionais e estudantes de áreas correlacionadas com o planejamento urbano.

A ideia é buscar uma visão técnica sobre o tema a partir do que já foi produzido dentro do Centro Cidadão, que é realizado pelo ICPS em parceria com a Unicap. O Plano Recife Cetro Cidadão visa propor, junto com a sociedade, intervenções e melhorias urbanas numa área que envolve os bairros da Boa Vista, Coelhos, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Amaro e Soledade. Uma das principais metas é buscar novas integrações entre os espaços públicos e privados promovendo, assim, melhoria da qualidade urbana tomando por prioridade a relação das pessoas com a cidade.

Já a primeira Oficina Participativa acontecerá na quinta-feira (14), a partir das 19h, e percorrerá, a partir desta semana, as 18 microrregiões da cidade. O encontro é aberto ao público em geral e é mais um espaço de interação que o Instituo abre para a participação popular na construção do Plano de Mobilidade. Este primeiro encontro será aberto aos moradores dos bairros de Torrões e Engenho do Meio (Microrregião 4.2). Diferente das Oficinas Técnicas, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer no local minutos antes do início das atividades e se identificar junto à coordenação do encontro.

Os participantes serão sobretudo ouvidos e as sugestões e ideias lançadas nas discussões serão colhidas como insumo para o trabalho de elaboração do plano. Com isso, os técnicos do ICPS buscam conhecer com mais detalhe as realidades vivenciadas pelas pessoas nos trajetos que fazem para realizar suas atividades diárias, como ir ao trabalho, levar os filhos na escola, fazer compras, ir à farmácia ou à igreja, por exemplo. Para facilitar e ter o maior aproveitamento possível, serão formados pequenos grupos que discutirão os seguintes temas: pedestres, ciclistas, transportes públicos, automóveis e motocicletas.

Pesquisa de Origem e Destino - A Pesquisa de Origem e Destino é a base para o planejamento do sistema de transporte público, que possibilitará incluir a definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da cidade. A pesquisa foi iniciada em novembro do ano passado e até este mês abril quase 60 mil pessoas responderam ao questionário desse primeiro ciclo. Mesmo havendo um recorte para efeito da elaboração do Plano de Mobilidade, a pesquisa continua disponível para ser respondida no site: pesquisademobilidade.recife.pe.gov.br.

Outras edições da Pesquisa de Origem e Destino serão realizadas anualmente com o objetivo de atualizar os dados e aprimorar os projetos implementados a partir do Plano de Mobilidade. Com os dados em mãos será possível realizar análises de cenários de desenvolvimento integrado na Região Metropolitana do Recife, além de permitir o monitoramento permanente das intervenções que serão propostas.

ICPS - Órgão ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, o Instituto foi criado em 2009 e leva o nome do primeiro prefeito do Recife eleito pelo voto popular Pelópidas Silveira em sua homenagem. É responsável pelos estudos, pesquisas, planejamentos e projetos voltados para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade. Entre outras atribuições está sob sua coordenação, a partir deste ano, iniciar o trabalho de revisão das legislações urbanísticas (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei de Parcelamento, dispositivos legais que tratam da Transferência do Direito de Construir e da Outorga Onerosa), além do Plano de Mobilidade Urbana do Recife.

 

Serviço

Oficinas Técnicas

Quando: Quarta-feira (13/04), das 14h às 17h

Onde: Universidade Católica de Pernambuco, Bloco D, sala 206 (Rua do Príncipe, 526, Boa Vista)

Inscrição: Clique aqui.

 

Oficinas Participativas

1ª oficina

Quando: 14/04 (próxima quinta-feira), das 19h às 21h

Onde: Escola Estadual Pintor Lauro Vilares - rua Clarice Lispector, s/n, Torrões

Bairro contemplados: Torrões e Engenho do Meio 

 

Segue abaixo as demais Oficinas Participativas já confirmadas:

 

Quando

Onde

Endereço

19/04/2016
10h

Escola Estadual Eneida Rabello

Av. Dona Carentina, s/n

Bairros contemplados: Ibura e Jordão

25/04/2016
19h

Escola Estadual São Francisco de Assis

Rua São Bento, 157

Bairros contemplados: Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos,Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão

26/04/2016
19h

Escola Estadual Professor Cândido Duarte

Praça Pinto Damaso, s/n

Bairros contemplados: Caxangá, Cidade Universitária e Várzea

27/04/2016
19h

Escola Estadual Monsenhor Manoel Marques

Rua Desembargador Heráclito Cavalcanti, s/n

Bairros contemplados: Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama

28/04/2016
19h

Escola Estadual Professor Marcos de Barros Freire

Av. Engenho Babilônia

Bairros contemplados: Ibura de Cima e COHAB

04/05/2016
8h

Escola Estadual Débora Feijó

Rua Jovelino Selva, 71

Bairros contemplados: Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha e San Martin

09/05/2016
9h

Escola Estadual Paulo de Souza Leal

6ª Travessa Ananias Catanho, 700

Bairros contemplados: Barro, Coqueiral, Curado, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió e Totó

09/05/2016
16h

Escola Estadual Senador Nilo de Souza Coelho

Av. Recife, 4316 (Conjunto Residencial Ignez Andreazza)

Bairros contemplados: Areias, Caçote, Estância e Jiquipa

13/05/2016
7h30

Escola Estadual Prof. Pedro Augusto Carneiro Leão

Av. Beberibe, 2595

Bairros contemplados: Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto da Madeira