Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 12.04.17 - 15h57

Parceria entre PCR e empresas juniores fomenta oportunidades de negócios

img_alt

Evento realizado na manhã desta quarta reuniu 13 representantes do segmento, com participação da Sala do Empreendedor do Recife (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A manhã desta quarta (12) foi de estímulo aos negócios para 13 empresas juniores de Pernambuco. Numa parceria com a Prefeitura do Recife, elas se reuniram no auditório do Banco Central do Brasil, na Rua da Aurora, para fornecer diagnósticos gratuitos aos clientes nas áreas de gestão, engenharias, arquitetura, TI, direito e psicologia. A Sala do Empreendedor, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, que orienta quem está interessado em empreender, também esteve presente.

O evento teve como público alvo as micro e pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais (MEIs), como parte da campanha nacional “Contrate uma Empresa Júnior”, que acontece de 6 a 12 de abril. A ideia foi mostrar que as empresas juniores, organizações formadas por estudantes universitários que buscam aplicar na prática o que aprendem na sala de aula, com orientação de professores, são ótimas opções de soluções para as micro e pequenas empresas.

“A Sala é um espaço criado para atender o empreendedor, desde a abertura do negócio até a migração para microempresa. Prestamos orientação sobre temas como formalização de empresas, Microempreendedor Individual (MEI) e cursos de aperfeiçoamento”, explica a gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo. A Sala atende hoje no andar térreo do edifício-sede da Prefeitura, no Centro Público de Casa Amarela e no Compaz do Alto Santa Terezinha, e passa a funcionar também no Compaz do Cordeiro a partir da segunda (17).

De acordo com o presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (Fejepe), Iago Maciel, a ideia foi fomentar as oportunidades que negócios que o segmento tem a oferecer para o mercado. “Muitos pequenos empreendedores não sabem que podem recorrer às empresas juniores. Cada uma atua em sua área fim, com preços acessíveis e orientação de profissionais e professores”, afirma.

Uma das empresas juniores que participaram do evento foi a Prisma, formada em 2014 por estudantes de engenharia civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Trabalhamos com projetos habitacionais, apresentados de forma participativa, em três dimensões, para facilitar a visualização pelo cliente”, explica o gerente de Marketing da empresa, Lucas Barretto.