Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 12.04.19 - 10h42

CTTU monta esquemas de trânsito para acompanhar eventos deste fim de semana

Ao todo, mais de 80 agentes foram escalados para acompanhar as programações, garantindo a mobilidade e a segurança viária nos locais

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para garantir a mobilidade e a segurança viária durante os eventos deste fim de semana No sábado (13), acontece uma carreata em favor da conscientização do autismo pelas ruas do Centro e Zona Norte da cidade. Já no domingo (14), além do Clássico dos Clássico entre Sport e Náutico no bairro dos Aflitos, acontece o Circuito das Estações Outono no bairro do Pina e uma procissão de Ramos no bairro de Areias. Mais de 80 agentes de trânsito foram destacados para acompanhar os eventos e, além disso, os profissionais da Central de Operações de Trânsito (COT) estarão de plantão 24h para monitorar os principais corredores viários da cidade.

No sábado (13), das 9h às 12h, a carreata em favor da conscientização sobre o autismo sai da Avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro. Os carros seguirão pela Rua Emboabas, Rua Gouveia de Barros, Rua dos Palmares, Avenida João de Barros, Rua Conselheiro Portela, Avenida Padre Roma, Avenida Dezessete de Agosto, Avenida Parnamirim, Avenida Rui Barbosa, Rua João Fernandes Vieira, Avenida João de Barros, Rua do Príncipe e Rua Afonso Pena até o local de término na Avenida Visconde de Suassuna. A CTTU vai acompanhar todo o percurso e nenhuma via será totalmente interditada, os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão desfeitos de acordo com a passagem dos carros.

No domingo (14), um efetivo de agentes e orientadores de trânsito será destacado para monitorar o trânsito nas imediações do Estádio Eládio de Barros Carvalho, no bairro dos Aflitos, para o clássico entre Náutico x Sport, que acontecerá às 16h. A CTTU irá monitorar o trânsito nas proximidades a partir das 13h, até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 19h. Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Av. Santos Dumont e, neste caso, o fluxo de veículos da Av. Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

Também no domingo, das 6h30 às 10h, o Circuito das Estações Outono bloqueia algumas ruas do bairro do Pina, quando um público realizará uma corrida de 5 a 10 quilômetros. Os participantes sairão do Shopping Riomar e seguirão pela Ponte Paulo Guerra, Avenida Saturnino de Brito, Cais José Estelita e Cais de Santa Rita, Ponte Giratória, Avenida Alfredo Lisboa, retornando em frente ao Cais do Sertão pelo mesmo caminho. As interdições serão feitas na alça de acesso ao shopping Riomar na Ponte Paulo Guerra, no cruzamento da Avenida República Árabe Unida com a Rua Barão de Santo Ângelo, no Cais José Estelita, na altura do Iate Clube, no Forte das Cinco Pontas, na Avenida República Árabe na altura do acesso ao shopping Riomar, além do Viaduto Capitão Temudo, na alça de acesso para Avenida Saturnino de Brito e na Rua Comandante Manhães de Matos com a Rua Bituri.

O condutor que segue do Largo do Cabanga e desejar acessar o bairro do Recife, poderá seguir pela Avenida Agamenon Magalhães durante as interdições. Já quem segue na Ponte Paulo Guerra em direção ao shopping Riomar deverá seguir até a Avenida Herculano Bandeira e acessar a Rua Arquiteto Augusto Reinaldo, esquina com o Atacado da Construção, a mesma rota alternativa vale para quem estiver no Viaduto Capitão Temudo e desejar acessar a Avenida Saturnino de Brito em direção ao Shopping Riomar. Os condutores que estiverem na Rua Comandante Manhães de Brito em direção à Ponte Paulo Guerra deverão acessar a Rua Bituri e seguir pela Rua Nova Cabanga para acessar a alça de retorno do Viaduto Capitão Temudo até o complexo de Joana Bezerra para fazer o retorno no sentido Boa Viagem.

A Procissão de Ramos no bairro de Areias acontece no domingo, a partir das 7h. Os fiéis sairão da Rua Doutor Gil Rodrigues dos Santos e seguirão pelas ruas Parente Viana e Ernesto Nazareth, a volta será pelas ruas Parente Viana e Matriz de Santo Antônio. Os bloqueios serão itinerantes e agentes de trânsito da CTTU vão acompanhar o evento para garantir a mobilidade nas vias.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o cidadão a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista, este pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).