NOTÍCIAS

Cultura | 12.05.11 - 15h25

Córrego do Eucalipto recebe equipes da Codecir

A Defesa Civil do Município foi até a localidade para realizar a colocação de lonas em pontos de risco

Por Mauro Rossiter

Duas equipes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) foram até o Córrego do Eucalipto, no bairro de Nova Descoberta, nesta quinta-feira (12), para realizar a colocação de lonas plásticas em pontos de risco da localidade. As equipes contaram com o apoio do Exército e aproveitaram para distribuir panfletos com orientações, informações e o telefone da Codecir para atendimento à população (0800.081.3400).
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157626568119351"]
No primeiro ponto vistoriado, foram colocadas três lonas. A barreira que recebeu o material já havia sofrido erosão, pondo em risco duas famílias e suas casas. Todo ano, a localidade recebe a ação pelo menos três vezes, principalmente em épocas de chuva. Os agentes da Regional Noroeste da Codecir também realizaram o corte de árvores nas barreiras para uma melhor aplicação das lonas.

A gente já tem os pontos de monitoramento, como no caso desse talude, mas a população também solicita nossas vistorias e a colocação de lonas plásticas, através das lideranças comunitárias e associação de moradores, que nos passam uma relação com os pontos a serem visitados, além do teleatendimento. É importante esse contato da população com a Codecir”, informou a gerente da Regional Noroeste, Elaine Holanda.

Adélia Pereira da Silva, 72 anos, mora há um ano na casa que fica logo abaixo da barreira. Ela disse se sentir mais segura com a ação da Defesa Civil do Recife. “Agora está ótimo. Quando colocam a lona a gente fica sem medo, com mais segurança. Todo mundo estava dormindo na sala, mas agora que está melhor vai voltar ao normal”.

A Codecir orienta os moradores a não ocupar áreas já identificadas como de risco; não fazer cortes nas barreiras; trocar as bananeiras por outras árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não jogar lixo nas barreiras e não fazer construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.