NOTÍCIAS

Cultura | 12.05.11 - 15h18

João da Costa garante participação em aliança internacional de Nantes

A decisão foi anunciada em reunião do prefeito com comitiva da cidade francesa

O prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), a comitiva do governo de Nantes (França), que está dando continuidade aos projetos do acordo de cooperação entre os dois municípios, assinado em 2003. No encontro, realizado no gabinete do prefeito, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura, o gestor municipal foi convidado a ir a cidade francesa, onde, em junho, haverá a assinatura do Plano Plurianual (PPA) e, em dezembro, a inauguração do 1º Memorial de Tráfico Negreiro e Abolição da Europa.

“A parceria com Nantes é uma das mais produtivas e a proposta de sermos mais pragmáticos com a cooperação entre as duas cidades é muito positiva, afinal, é preciso produzir resultados para as pessoas das duas cidades”, disse o prefeito João da Costa. Também participaram da reunião os secretários municipais Evelyne Labanca (Gestão Estratégica), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã) e José Marcos de Lima (Saneamento).

Na ocasião, o secretário de Cooperação Internacional, Octave Cestor, apresentou o interesse em incluir o Recife em uma aliança internacional, criada há cerca de um ano, que tem como objetivo promover o desenvolvimento, por meio de debates e reflexões sobre a escravidão moderna. “Já executamos trabalhos de resgate memorial por meio do Orçamento Participativo, nos fóruns de Cultura e, dentro dele, há o específico de Negros e Negras, que resgata a memória de participação e religiosidade. Por isso, é mais do que justificada a participação do Recife no projeto e desde já a decisão política é de adesão”, finalizou Costa.

Para o secretário de Leitura Pública e Encarregado das Relações, Rafael Romi, a continuidade do acordo deve ser executada por meio de eixos. “São segmentos como da memória histórica, da democracia participativa, do desenvolvimento sustentável e de questões culturais, como interação social”.

Já a encarregada de Relações Culturais Internacionais, Dominique David, destacou a importância do investimento na cultura, que “é um elemento fundamental para o desenvolvimento de Nantes e constatamos a mesma realidade aqui. São dois eixos: memória e dimensão contemporânea e criatividade da cultura, dois pontos fortes da cooperação”.

Acordo de Cooperação – Assinado em outubro de 2003 entre as cidades de Nantes (França) e Recife, o acordo tem como objetivo estimular e desenvolver operações de cooperação entre as duas cidades nos eixos de cultura, desenvolvimento econômico e direitos humanos, este ultimo incluído na reativação do acordo, em agosto de 2006.

Dentre os projetos já desenvolvidos pela parceria entre as duas cidades, está a criação do centro público de economia solidária na comunidade Caranguejo/Tabaiares, trabalho que vem sendo realizado para desenvolver a prática da economia solidária, sob a coordenação da secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife.