NOTÍCIAS

Turismo | 12.05.16 - 10h14

Olha! Recife deste fim de semana traz roteiros em homenagem à cultura africana; aos becos, ruas e travessas da cidade e ao Recife Antigo

Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o Olha! Recife é gratuito e conta com guias de turismo

 

O Olha! Recife deste domingo (15) traz um roteiro especial para divulgar alguns dos principais pontos da cidade que retratam a cultura africana. Intitulado "13 de maio não é dia de negro", trecho tirado da música Quilombo Axé, o tour a pé vai mostrar um pouco da formação urbana e cultural do Recife. No passeio de bicicleta, também realizado no domingo, os protagonistas serão os becos, travessas e largos da cidade. Ainda na programação do fim de semana, o passeio de catamarã está de volta, no sábado (14), fazendo o passeio Volta à Ilha, que mostra o Bairro do Recife por um ângulo diferenciado. 

Às 9h deste domingo, o grupo parte da Praça do Arsenal para fazer o roteiro alusivo à memória afro-pernambucana. O primeiro local a ser visitado será o Pátio do Carmo, onde está a escultura em homenagem a Zumbi dos Palmares. A visita se estende à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; passa pela Praça do Diario, espaço que já foi cenário para torturas públicas. 

A caminhada segue para o Pátio do Terço, onde serão rememoradas lideranças femininas como Maria de Lourdes Silva, mais conhecida como Badia, e Maria Júlia do Nascimento, a Dona Santa. Foi no Pátio do Terço que as duas puderam externar toda essa representatividade. Badia, que morava ali, idealizou a Noite dos Tambores Silenciosos. Já Dona Santa comandou o Maracatu Nação Elefante e fez os tambores ecoarem além dos becos e escadarias, quebrando o silêncio dos batuques. 

Quem for conhecer os becos, travessas e largos da cidade tem saída marcada também na Praça do Arsenal, às 9h do domingo. O grupo vai passar pelas ruas da Moeda, do Apolo, das Flores, da Palma e outros. A ideia deste passeio é desbravar esses endereços, conhecendo a curiosidade histórica de cada um. 

O sempre aguardado e disputado roteiro de catamarã será neste sábado. A embarcação sai pontualmente às 9h, do Catamaran Tours. Os participantes vão passear pelo Bairro do Recife, bairro mais antigo da cidade, pelas águas do Rio Capibaribe. 

Os roteiros do Olha! Recife fazem parte do projeto de Sensibilização Turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer. São oferecidos passeios gratuitos com acompanhamento de guias de turismo preparados. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (13). É solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

 

 

Programação

 

Inscrições: Sexta-feira (13), a partir das 9h, pelo site. Clique aqui.

 

Olha! Recife no Rio

Tema: Volta à Ilha

Quando: Sábado (14), às 9h

Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

 

Olha! Recife a Pé

Tema: "13 de maio não é dia de negro"

Quando: Domingo (15), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Becos, Travessas e Largos

Quando: Domingo (15), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas