NOTÍCIAS

| 12.06.15 - 12h05

Ação no Recife chama a atenção para o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Profissionais do Distrito Sanitário I promoverão nesta segunda-feira (15), ações de saúde com o propósito de chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em parceria com o Governo do Estado tem o apoio da Secretaria de Saúde do Recife. Serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação de Saúde Bucal e hipertensão serão realizados na Estação Central do Metrô do Recife, das 8h às 12h.

 A Coordenação Distrital de Saúde mobilizou dois acadêmicos de enfermagem, cinco estagiários, três residentes em enfermagem e uma técnica de Saúde Bucal, para proporcionar os serviços aos idosos. Além das orientações sobre os cuidados com a saúde, profissionais vão fazer abordagem para conscientizar sobre o tema da violência contra os idosos.

“Vamos distribuir materiais às pessoas idosas que estiverem na Estação Central de Recife e como há uma grande circulação de pessoas, esperamos chamar a atenção sobre o cuidado com o idoso”, falou a coordenadora de Política de Saúde do Idoso do Distrito Sanitário I, Amarílis Escobar, uma das organizadoras do evento.

Agressões  - Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o Recife é a terceira maior capital em número de idosos do país. E, de acordo com os registros da Delegacia do Idoso de Pernambuco, o maior em número de agressões denunciadas ao órgão contra idosos. As denúncias apontam que a maior parte dos atos de violência acontecem dentro da própria família.