NOTÍCIAS

Cultura | 12.06.15 - 08h14

Prefeito abre oficialmente o São João do Recife 2015

img_alt

Geraldo Julio acompanhou a 11ª Caminhada do Forró, que tomou conta das ruas do Bairro do Recife com muito arrasta-pé. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Está oficialmente aberta a temporada junina no Recife. Na noite desta quinta-feira (11), a 11ª Caminhada do Forró deu o pontapé inicial ao São João do Recife 2015 com a presença do prefeito Geraldo Julio, acompanhado pela secretária de Cultura, Leda Alves, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade Recife, Diego Rocha.

"Hoje começa o São João, são 100 sanfoneiros já na abertura e vamos ter 600 apresentações. Esse é um ano com muitas dificuldades para o Brasil inteiro, são muitos municípios sem festejar o São João, mas o povo recifense vai ter uma grande festa com muita felicidade e alegria. Fomos buscar patrocínios e os artistas vão ter a oportunidade de se apresentar e vai ter muita gente que também vai ter a oportunidade de trabalhar e ganhar o seu dinheiro durante o São João. É a nossa cultura, as nossas quadrilhas se apresentando", afirmou o gestor, que entrou na dança da quadrilha junto ao público que marcou presença na abertura dos festejos juninos com muita animação.

Durante a 11ª Caminhada do Forró, o forró pé de serra tomou conta das ruas do Bairro do Recife e fez todo mundo cair no arrasta-pé por onde passou e se misturar aos zabumbeiros, sanfoneiros, cantores e compositores. O aquecimento começou na Rua da Moeda, ao som da Forrovioca sob o comando do cantor Ed Carlos.

"Hoje começa o São João, são 100 sanfoneiros já na abertura e vamos ter 600 apresentações".

A concentração contou ainda com a apresentações das Quadrilhas Raio de Sol e de Ronaldo Aboiador, além dos integrantes do Batalhão 15 dos Bacamarteiros de Bonito. No meio do público, havia muita gente animada para o São João, como a secretária Roberta Cadena. "A expectativa é excelente. A festa está esquentando hoje aqui na abertura e convidando todo mundo a participar", disse.   

De lá, a caminhada seguiu em direção à Praça do Arsenal da Marinha puxada por sanfoneiros de todo o estado, além de quadrilhas matutas e aboiadores. Já no palco montado na Praça do Arsenal, a festa se transforma em um verdadeiro arraial com as apresentações de Nando Cordel, Beto Hortis, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Irah Caldeira, Nádia Maia, Terezinha do Acordeon, entre outros.

Neste ano, o evento homenageou o Mestre Camarão, falecido no último mês de abril. Um dos mais importantes sanfoneiros pernambucanos, o Mestre Camarão também será homenageado pela Prefeitura do Recife durante o São João do Recife 2015, batizando o principal arraial da festa montado no Sítio Trindade.