Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 12.06.17 - 19h58

Hospital Veterinário do Recife faz mais de cem atendimentos no 1º dia de funcionamento

img_alt

Mais de 140 cachorros e gatos passaram por consultas e cirurgias nesta segunda-feira. Mais de 70 consultas já estão marcadas para esta terça (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), inaugurado na última quinta-feira (8), no bairro do Cordeiro, fez 142 atendimentos de cães e gatos nesta segunda-feira (12) - mais do que o previsto por causa da grande procura da população neste primeiro dia de funcionamento. Os veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) da Prefeitura do Recife fizeram 30 cirurgias de castração, um parto emergencial e 111 consultas clínicas. Para esta terça-feira (13), 72 consultas já foram agendadas por telefone para os animais domésticos da cidade, para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda.

A primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste abriu as portas disponibilizando atendimentos clínicos e emergenciais, vacinação, cirurgias de castração e exames de raio-x de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h . Quem tem bichos de estimação pode agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, também em horário comercial.

“O HVR é um marco, um ganho para a cidade. O hospital chegou para consolidar a política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013. A capital pernambucana sai na frente ao oferecer um serviço dessa importância, mesmo numa época de crise econômica nacional. O recifense agora sabe que seu animal tem um lugar adequado para ser bem atendido, com equipamentos de ponta, bons veterinários e tudo gratuito”, afirmou Robson Melo, secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife.

O morador do Prado José Carlos Oliveira levou o poodle Maradona, de 6 meses, com suspeita de estar com a doença do carrapato. “O hospital vai facilitar muito minha vida. Eu não esperava ter um atendimento assim numa área dessa, tão perto de casa. Achei 100% ter esse hospital inaugurado nessa área”, disse o aposentado.

A protetora de animais Márcia Lucena, 57 anos, também foi só elogios à unidade de saúde animal. Tenho 26 cachorros e ainda ajudo vários animais de pessoas que não têm condições de pagar veterinário. Gasto boa parte do meu dinheiro com os cachorros e agora não vou precisar mais pagar. Esse hospital era justamente o que as pessoas e os protetores de animais precisavam, achei excelente”, disse a professora aposentada.

A unidade de saúde iniciou os atendimentos com três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. O HVR tem capacidade de fazer mais de 2.200 procedimentos por mês, sendo 70 atendimentos clínicos diários (cerca de 1.500 por mês) e mais de 35 exames radiográficos por dia (mais de 750 mensais). As castrações gratuitas, até então só realizadas no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife, passaram a ser feitas também no HVR.

A partir de setembro, serão feitos também exames laboratoriais e, em novembro, começarão a ser feitos exames de ultrassom, atendimento odontológico e cirurgias oncológicas, ortopédicas, entre outras especialidades. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município.

BALANÇO – O prefeito Geraldo Julio iniciou, em 2013, uma política pública de defesa animal no Recife, com a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 13 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos; fez mais de seis mil consultas clínicas em cerca de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de 848 caninos e felinos nas feiras mensais de adoção em diferentes locais da cidade do Recife. Já foram realizadas também 494 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.