Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.06.20 - 20h44

Hospitais de campanha do Recife viram cenário de histórias de amor e esperança

img_alt

Profissionais fizeram articulação para unir casal que estava internado em unidades diferentes. No HMR, equipe providenciou vídeochamadas de pacientes com companheiros para não deixar o Dia dos Namorados passar em branco (Foto: Cortesia)

 

No mês em que se comemora o Dia dos Namorados, os hospitais de campanha da Prefeitura do Recife estão sendo cenário de uma história de amor, esperança, carinho e superação, mesmo em tempos de pandemia. Graças à sensibilidade dos profissionais de saúde, foi possível juntar no Hospital Provisório Recife (HPR) 3, localizado na Imbiribeira, um casal que estava internado em unidades diferentes.

Morador de Boa Viagem, o comerciante Marcos de Carvalho, 64 anos, deu entrada na enfermaria do HPR 3 no dia 27 de maio. No último dia 2, ele soube que a esposa dele, Cleonice de Carvalho, com quem é casado há 42 anos, se internou no Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora. A assistente social Raíssa Santos soube da história durante as entrevistas sociais que realiza nos hospitais de campanha e se prontificou a ajudar. “Entendendo que o apoio psicológico e social é fundamental no processo de recuperação da doença, iniciei uma articulação entre os hospitais. Com o apoio das direções, equipes médicas, de enfermagem e recursos humanos, conseguimos transferir dona Cleonice para junto do seu esposo”, conta a profissional. 

Seu Marcos ficou muito preocupado quando soube que a esposa também precisou ser internada. “Todos se sensibilizaram pra me ajudar. A tentativa começou às 10h e, na parte da noite, conseguimos trazer Cleonice. Eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Vamos sair daqui curados”, disse seu Marcos, emocionado. 

DIA DOS NAMORADOS NO HMR - Para não deixar o Dia dos Namorados passar em branco, a equipe do hospital de campanha erguido na área externa do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, providenciou vídeochamadas de alguns pacientes com seus companheiros, já que as visitas presencias são proibidas por causa do alto risco de contaminação.

Arlindo Neto, 31 anos, que está se tratando da covid-19 no HMR, foi um dos pacientes que pôde ver, nesta sexta, por vídeochamada, a esposa Isabel Andrade, 29 anos. Ele passou 15 dias na UTI - 13 dos quais intubado. Agora, Arlindo se recupera na enfermaria do HMR. Casada com Arlindo há 13 anos, Isabel está na casa onde moram, no município de Ferreiros, no interior do Estado, com os dois filhos. Ela passa por uma gestação de alto risco, atualmente com 34 semanas. 

“Meu marido adoeceu no Dia das Mães, e meu filho mais velho, dois dias depois. Fiquei isolada, tomando conta dos dois. Depois, meu marido piorou e foi para o Hospital da Mulher. Lá, desde o início, ele é muito bem tratado. Recordo o dia em que pedi que cuidassem do meu esposo e uma profissional disse: pode deixar porque aqui o paciente é visto como o amor de alguém”, contou a jovem. 

Além de receber o carinho da esposa e dos filhos na vídeochamada, Arlindo recebeu presentes e cartas enviados pela família. Ele se emocionou ao notar o crescimento da barriga da esposa. Aos poucos, os momentos de apreensão com o internamento estão ficando para trás. “Poder vê-lo foi um momento de grande felicidade. Estou aliviada, confortada e feliz. Depois de tudo que passamos, minha filha, que se chamaria Maria Júlia, será agora Maria Júlia Vitória”, contou Isabel.