Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.07.16 - 12h38

Hospital da Mulher do Recife cumpre meta de redução de filas de espera

 
Balanço de dois meses de funcionamento da unidade da Prefeitura revela, por exemplo, que a fila de espera de ultrassonografia diminuiu em 60%
 
 
Ao completar dois meses de funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) apresenta resultados positivos na redução das filas de espera, tanto por exames quanto por cirurgias. Em alguns casos, a demanda foi reduzida em até 60%. Até o momento, o HMR já realizou 22.348 procedimentos, entre exames e cirurgias. Até hoje, já foram realizadas no HMR, 3.567 consultas ambulatoriais; 12.169 exames laboratoriais; 233 eletrocardiogramas; 5.697 ultrassonografias e 264 colposcopias. Também foram feitos 180 partos (131 normais e 49 cesáreas) e 381 pequenas cirurgias em sistema de mutirão. 
 
Para o prefeito Geraldo Julio, o balanço comprova a importância do HMR para a cidade. "O Hospital da Mulher veio para cumprir este papel, que é reduzir a fila de espera para exames e cirurgias. Ele oferece uma série de serviços que faltavam na rede municipal de saúde. A fila da ultrassonografia, por exemplo, era de 31 mil pessoas esperando, baixou para 12 mil nesse período. Em breve nós vamos baixar ainda mais essa fila e a intenção é que não haja mais espera para se fazer esse exame, que é tão importante. Muitas pessoas precisavam fazer esse exame e passavam meses no aguardo. Na parte de cirurgia também. Tivemos dias de fazermos mais de 100 cirurgias no Hospital da Mulher e isso vem reduzindo essa fila de espera. Fazendo essa cirurgia, muda completamente a qualidade de vida dessas pessoas, sendo beneficiadas em cada dia do mutirão de cirurgias do Hospital", destacou o prefeito.
 
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, diz que a maior unidade de saúde já construída na história da cidade vem cumprindo seu papel ao atender a demanda da mulher recifense com um serviço multidisciplinar,  com uma estrutura e corpo técnico altamente qualificado. “Temos uma preocupação não só com a quantidade de procedimentos, mas sobretudo, com a qualidade. Todos os profissionais são especialistas e os equipamentos novos e modernos”, reforçou Isabela Coutinho, diretora geral do hospital. 
 
Uma das maiores demandas por exames era a de ultrassonografias. No Recife, o número de mulheres a espera por essa avaliação chegou a 31 mil. Em 60 dias de funcionamento do HMR, em conjunto com outros Serviços de Imagem, esse número caiu para 12 mil, ou seja, cerca de 60%. Além disso, o resultado dos exames sai no mesmo dia, o que evita que a ida da paciente várias vezes ao hospital. A redução na fila de espera por pequenas cirurgias também é significativa. Já são 381 mulheres que já passaram pelo procedimento. Com a continuidade dos mutirões cirúrgicos, a Prefeitura do Recife espera reduzir a fila em até 90%. 
 
Capacidade O Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR) abriu as portas para as recifenses há dois meses. Instalado em uma área de 30 mil m² e com uma área total construída de 13.348,98 m², localizado na BR-101, no bairro do Curado, o equipamento é a maior unidade de saúde já construída pela Prefeitura do Recife em toda a sua história. O investimento para a obra e aquisição de equipamentos é da ordem de R$ 118 milhões - recursos municipal, estadual e federal.