NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 12.07.17 - 13h34

Prefeito Geraldo Julio entrega certificados de capacitação para catadoras da Zona Norte do Recife

img_alt

Prefeito se encontrou com 30 mulheres que realizaram uma formação técnica especializada e que trabalham no Galpão de Resíduos Sólidos do Arruda (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As 30 catadoras de materiais recicláveis da cooperativa EcoVida Palha de Arroz, no Arruda, receberam um certificado de capacitação nesta quarta-feira (12) das mãos do prefeito Geraldo Julio. As mulheres trabalham no Galpão de Resíduos Sólidos, no bairro do Arruda e realizaram um curso de formação que foi dividido em dois módulos: formação técnica especializada e sociopolítica em gênero. A ação é resultado de um convênio da União Europeia e conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Os dois momentos tiveram como eixo o fortalecimento das mulheres na perspectiva da autogestão e do empreendedorismo, com foco na sustentabilidade do grupo. “É uma formação importante. Elas já fizeram outras capacitações e agora fizeram um curso de cooperativa para criar oficialmente a cooperativa. Elas estão sendo um exemplo que a gente quer levar para muitos outros bairros da cidade. São pessoas guerreiras, lutadoras, que vivem desta renda e que precisam deste apoio”, destacou Geraldo. “Elas se apropriaram do projeto e transformaram em um projeto delas”, acrescentou.

A importância da sustentabilidade, definição de mercado, análise financeira e investimentos foram alguns dos temas técnicos abordados com as mulheres. “São novas experiencias que a gente acaba adquirindo e principalmente mais conhecimento na questão do meio ambiente. Nós sabemos da importância de se preservar o meio ambiente e agora a gente sabe da importância do nosso papel. E isso também muda em outros aspectos da nossa vida. A sociedade toda tem a sua participação nesse aspecto”,comemorou Ariane Durack, uma das contempladas.

Como resultado final, as catadoras construíram coletivamente um Plano de Negócios para a Cooperativa que tem como uma das metas se inserir no mercado comprador de PET em Pernambuco. Na segunda etapa do curso, assuntos como gênero, feminismo, mundo do trabalho, violência contra a mulher e especificidades da saúde feminina nortearam os encontros. A capacitação foi promovida pela Secretaria da Mulher, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Desde 2014, a Secretaria da Mulher realiza um trabalho de acompanhamento de um grupo de catadoras de materiais recicláveis, moradoras da comunidade de Palha de Arroz, no bairro do Arruda. Como resultado desse apoio e dos processos formativos colocados em prática, a organização do grupo evoluiu e a ideia da formação da Cooperativa de Mulheres EcoVida Palha de Arroz consolidou-se. A inauguração, pela Prefeitura do Recife, em julho de 2016, do Galpão de Reciclagem de Palha de Arroz, um equipamento de referência na cidade no que diz respeito à separação e tratamento de resíduos sólidos, também representou um marco para constituição da Cooperativa de mulheres.