Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 12.07.18 - 12h59

Fim de semana prolongado com frevo, passeios e programação de férias no Recife

img_alt

A programação começa ao som do frevo, já nesta sexta, na fina do Festival Nacional do Frevo no Teatro de Santa Isabel, e segue até domingo com exposições de arte, espetáculo circense, atividades de férias, capoeira e passeio de catamarã (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O feriadão começa ao som do frevo no Recife. Chega ao fim nesta sexta-feira (13), o Festival Nacional do Frevo, concurso musical realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No sábado (14), tem recreação para sacudir as férias nos parques Santos Dumont e Santana. Domingo (15) é dia de passear no Morro da Conceição e também de pedalar na Ciclofaixa de Turismo e Lazer da cidade. Na segunda, as pedidas são Parque Dona Lindu e Sítio Trindade.

Dando a largada para o feriado, o Teatro de Santa Isabel recebe, na sexta, a partir das 19h, uma grande celebração a um dos maiores símbolos da cultura pernambucana. A final do Festival Nacional do Frevo será gratuita e contará com a apresentação dos 12 finalistas, da orquestra do célebre maestro Edson Rodrigues e do Balé Popular do Recife. Para retirar o ingresso na bilheteria do teatro e entrar na torcida, basta chegar uma hora antes do início da apresentação. Quem não puder ir, poderá acompanhar tudo pelo Facebook da Prefeitura do Recife. Para saber mais sobre cada composição e votar nas suas favoritas, acesse: http://festivalnacionaldofrevo.recife.pe.gov.br/.

Também nesta sexta-feira, a Hora do Frevo, programa que leva apresentações musicais na hora do almoço para o Paço do Frevo, estreitando relações entre o gênero e outros ritmos, receberá Breno Lira e Banda em homenagem ao Dia Mundial do Rock. O evento será gratuito e começa às 12h.

No sábado (14), o Paço recebe o palhaço Marimbondo, estrelando um espetáculo circense, com abertura da Palhaça Vareta. A programação começa às 16h e o custo está embutido no valor da entrada no Paço. Mais informações: 3355-9500.

O Museu da Cidade do Recife promove uma Oficina de Origami neste sábado, convidando a criançada para aproveitar as férias e o fim de semana no museu. A partir das 15h, Rayza Bazante ensina a fazer barcos, chapéus, animais marinhos e outras dobraduras. Depois, os pequenos ainda podem aprender sobre a história da cidade e do forte, visitando a exposição Cinco Pontas. Podem também participar do jogo O Forte e o Tempo, das 9h às 17h, para construir seu próprio forte. A entrada é gratuita. Informações: 3355-9558 ou 3355-9540.

Também para quem quiser curtir as férias, a Secretaria de Turismo Esportes e Lazer preparou uma programação especial para as férias em quatro espaços públicos da cidade. O Parque Santana Ariano Suassuna, o Parque Urbano da Macaxeira, o Parque do Caiara e o novo Parque Santos Dumont receberão atividades do Recife Férias, em vários dias deste mês, sempre das 15h às 18h. Neste sábado, no Santos Dumont e no Santana, haverá atividades esportivas, recreação e apresentação circense. Excepcionalmente, neste domingo não haverá atividades devido à final da Copa do Mundo.

No Museu Murillo La Greca, também gerido pela Prefeitura do Recife, o sábado será verde. O jardim do equipamento receberá, das 9h às 12h, a intervenção Muda Tudo, para plantar nas cabeças e corações recifenses ideias e práticas ecológicas. Na ocasião, a horta do museu ganhará mudas de árvores frutíferas, além de plantas comestíveis e medicinais, tudo orgânico. Durante o evento, haverá ainda troca de sementes e mudas, roda de conversa, lanche e música. O público também poderá visitar a exposição fotográfica Elo, de Calé Azad, com 16 imagens retratando o abraço em situações do dia a dia e as diferentes reações provocadas pelo afeto. Aos sábados, o museu funciona das 15h às 18h, com entrada grátis. Informações: 3355-3128 e 3355-3129.

Este final de semana será o primeiro da Ecoférias nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. O Jardim Botânico, na Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, oferecem neste sábado e domingo diversas atividades que conciliam a temática da preservação e conservação da natureza com o clima das férias. Às 10h do sábado, haverá a oficina de culinária sustentável no Jardim Botânico. Já no domingo (15), a pedida é conferir a esquete teatral "Transforme o Pensamento", às 11h, no Econúcleo Jaqueira. 

Para quem ainda está no clima do forrobodó, a UR-2, no Ibura, receberá a III Mostra de Quadrilhas Juninas, promovida pela Comunidade Amigas das Tradições Culturais, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No sábado, haverá apresentação de oito quadrilhas, das 18h às 22h30, assim como no domingo. A Mostra encerra a programação junina na capital.

Outras opções de lazer para este sábado são o Ginga Recife, que leva a capoeira, todos os sábados, das 15h às 18h, para o Boulevard  Rio Branco, no Recife Antigo, e o Olha! Recife. O projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai levar os participantes para um passeio de Catamarã pelas águas do Rio Capibaribe até o encontro do mais famoso rio da cidade com o Rio Beberibe. No roteiro, a embarcação contornará a ilha do Bairro do Recife, passando pela bacia portuária e pelo farol do Recife. 

Já no domingo (15), o passeio é a pé e vai até o Morro da Conceição, onde acontece uma das maiores festas religiosas do estado. Com saída do Largo Dom Luís (Casa Amarela), a caminhada subirá o Morro, passando por mirantes e locais conhecidos da comunidade, indo até o santuário onde está a imagem da Virgem da Conceição. As inscrições abrem nesta sexta (13) no site www.olharecife.com.br. A caminhada sai às 9h do Largo Dom  Luís, na Avenida Norte, Casa Amarela.

Domingo também é dia de pedalar na Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, das 7h às 16h. São 36,6km de faixa exclusiva para bicicletas, que passa por 31 bairros da cidade e muitas belas paisagens.

Na segunda-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias, estarão fechados. Mas o lazer está garantido a céu aberto, nos parques da cidade. O Dona Lindu, na Zona Sul, abre das 7h30 às 21h30. Na Zona Norte, o Sítio Trindade funciona das 5h às 19h.