NOTÍCIAS

Juventude | 12.08.21 - 15h57

No Dia da Juventude, Prefeitura do Recife fortalece políticas públicas para jovens

img_alt

Na manhã desta quinta-feira (12), em celebração ao Dia Internacional da Juventude, João Campos firmou parcerias com a Fiocruz e o UNICEF para promover saúde e oportunidades aos jovens recifenses e visitou Galpão dos Meninos e Meninas de Santo Amaro para roda de conversa com jovens. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

No Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura do Recife divulga parcerias para fortalecer as políticas públicas para os jovens. Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito do Recife João Campos, logo após visitar o Galpão de Meninos e Meninas de Santo Amaro, assinou o Memorando de Entendimentos de Parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para viabilizar o projeto “Pautando direitos: a condição juvenil e os impactos na saúde pós COVID-19”, e também assinou a adesão à plataforma digital Um Milhão de Oportunidades (1mio.com.br), uma parceria com o UNICEF, na Prefeitura. As assinaturas foram feitas durante uma reunião remota com representantes das instituições. Até o final do mês de agosto, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) vai informar os munícipes sobre outras articulações e oportunidades importantes para a juventude do Recife.

“A gente tem um compromisso muito grande, enquanto prefeito jovem, com a juventude. Os impactos socio-emocionais, na aprendizagem e na educação, que a pandemia vai legar no mundo e no País são muito grandes e a gente precisa trabalhar isso. Quando a gente firma uma parceria com a Fiocruz para trabalhar a saúde do jovem e trata da empregabilidade e da qualificação com a UNICEF, isso mostra que a gente consegue unir esforços para abordar a pauta da juventude que é uma pauta transversal. O grande gargalo hoje da juventude é a falta de oportunidade, a gente precisa qualificar para garantir a empregabilidade”, comentou João Campos.

De acordo com o coordenador da Agenda Jovem da Fiocruz, André Sobrinho, para promover políticas públicas eficientes para a juventude é preciso pensar de forma intersetorial e integrada. “A Agenda Jovem da Fiocruz tem o interesse em continuar pensando juntos sobre não apenas temas relacionados especificamente à saúde, mas olhando o conjunto de atividades que envolvem a juventude, uma política de juventude integrada e intersetorial. É uma alegria celebrar essa parceria nesse momento, algo que já vem sendo desenvolvido, e a partir desse momento, na gestão do prefeito João Campos, se fortalecerá”, disse ele.

Já a oficial de desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes e  Jovens do UNICEF, Luiza Leitão, lembrou de como as parcerias são importantes para se gerar parcerias em benefício da juventude: “a UNICEF está renovando a agenda dos centros urbanos e, dentro dela, a gente tem um milhão de oportunidades. Uma parceria entre as agências das Nações Unidas, a OIT, as secretarias de governo, gestões governamentais, empresas e sociedade civil. São mais de 100 parceiros e que têm o objetivo de dar oportunidades a um milhão de adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, no mercado legal. Estamos integrados. E Recife é a primeira capital a assinar. Pernambuco foi o primeiro estado, e Recife é a primeira capital”.

O projeto “Pautando direitos: a condição juvenil e os impactos na saúde pós COVID-19”, da Ficocruz, visa a implementação de ações conjuntas nas áreas de pesquisa e formação para o fortalecimento do trabalho da saúde integral da população jovem no Sistema de Saúde do município do Recife. E a adesão à plataforma digital Um Milhão de Oportunidades, em parceria com a UNICEF, tem o objetivo de auxiliar adolescentes e jovens a acessar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade.

Galpão dos Meninos e Meninas de Santo Amaro - O Dia Mundial da Juventude também foi celebrado nesta quinta-feira (12) levando mais cores para a vida de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade. O prefeito João Campos acompanhou, pela manhã, uma ação de grafitagem no Galpão dos Meninos e Meninas de Santo Amaro, ONG que atende jovens da comunidade e dos bairros do entorno, na área Central do Recife. A iniciativa, que faz parte do programa Colorindo o Recife, promovido pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, marca presença na programação especial montada pela Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) da cidade para o mês de agosto. Na ocasião, houve ainda uma roda de conversa com a presença do prefeito para ouvir as demandas dos jovens.

“Hoje é o Dia Internacional da Juventude, dia 12 de agosto, estamos com Marcone, nosso secretário executivo, e toda turma de Santo Amaro aqui presente. Hoje a gente está podendo trazer mais uma requalificação, junto com o Colorindo Recife, Mais Vida nos Morros, para o Galpão de Meninas e Meninas de Santo Amaro que tem um trabalho social muito bacana. Vai ser pintado todo o muro e a gente vai anunciar outras ações, olhando forte para a nossa juventude”, disse o prefeito na visita.