NOTÍCIAS

Cultura | 12.09.14 - 10h43

Grafitagem na Jaqueira dá início à construção de Econúcleo

Ação de arte-educação foi realiza em parque com dezenas de estudantes da rede municipal. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Alunos de duas escolas da rede municipal - Virgem Poderosa, em Parnamirim, e Dom Helder Câmara, no Espinheiro – participaram nesta quinta (11) pela manhã de ação de arte-educação no Parque da Jaqueira, dando início à construção de um núcleo de educação ambiental.

O grupo de estudantes começou a pintura do tapume do canteiro de obras. A atividade foi comandada pelo grafiteiro Galo de Souza e a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas).

O artista pretende terminar a grafitagem em dois dias. O tapume protegerá o canteiro de obras, orçadas em R$ 700 mil e com previsão de serem concluídas em seis meses.

O equipamento público, vinculado à Smas, contará com uma sala multiuso de 20,23 metros quadrados (m²). A área construída, incluindo os banheiros, é de 26,69 m².

Haverá ainda um espaço para atividades externas de 219,96 m². Para essa área está projetado um terraço com piso de madeira plástica. A estrutura da coberta é em madeira certificada e a telha de garra PET reciclada.

A obra será realizada pelo mecanismo de compensação ambiental (Lei Municipal nº 17.978/2014), através de projeto de Revitalização e Implantação de Área Verde (PRAV), em parceria com o Real Hospital Português. O Econúcleo Jaqueira será um espaço multiuso voltado às ações permanentes de educação ambiental, podendo abrigar exposições, exibição de filmes e peças de teatro.

Esse é o segundo Econúcleo implantado pela Smas. O primeiro está em funcionamento no Jardim Botânico do Recife e há mais dois projetados: um para o Parque do Caiara , na Zona Oeste, e outro para o Parque de Santana, na Zona Norte.

Em funcionamento desde julho de 2013, o Econúcleo do Jardim Botânico do Recife (JBR) conta com TV para exibição de filmes ambientais, estante com livros infantis, jogos educativos e laboratório de pesquisas ambientais.

O local, com 50 m², é utilizado pelos monitores do JBR para atividades com os visitantes, a exemplo de contação de histórias. A decoração do equipamento cria um ambiente lúdico feito para envolver as crianças na temática ambiental.