Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 12.09.17 - 19h13

Energia de sobra na abertura da 10ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa

img_alt

Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o evento vai reunir quase 900 pessoas durante toda a programação. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Quase 900 pessoas idosas se reuniram na tarde desta terça-feira para celebrar a abertura dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife, que seguem até o dia 26 de setembro. Esta é a 10ª edição da programação que tem como objetivo valorizar a qualidade de vida e estimular a prática esportiva e o bem-estar de pessoas com faixa etária a partir dos 60 anos. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, e conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

A solenidade de abertura aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que fica no bairro das graças, e contou com ritos tradicionais como o desfile dos atletas e tocha olímpica. "Estamos muito orgulhosos e honrados de realizar essa programação. Vamos viver dias repletos de atividades e de valorização da qualidade de vida da pessoa idosa", destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, ressaltou a importância de atividades voltadas para este público. "A Prefeitura do Recife vem priorizando a realização de ações voltadas para esse segmento, para que a pessoa idosa tenha garantido o seu direito de acesso a esporte, cultura e lazer. Isso contribui para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas", disse a gestora que tem, na sua secretaria, uma Gerência da Pessoa Idosa.

As pessoas idosas inscritas foram distribuídas em 29 grupos e as competições estão subdivididas em  13 modalidades adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, atletismo, arremesso de pelota, estafeta, dominó, dama,  golfe,  hóquei, boliche,  arremesso de arco e tiro ao alvo. "Além de toda essa programação, o que queremos é oferecer sempre mais atividades de esporte e lazer, promovendo melhorias na qualidade de vida das pessoas. Ver o engajamento de todos na ação nos mostra cada vez mais que é possível, sim, envelhecer com alegria", afirmou Yane Marques, secretária executiva de Esportes do Recife.

Esta 10ª edição tem como tema “Viver e não ter a vergonha de envelhecer feliz”, que objetiva refletir sobre o processo de envelhecimento ativo e saudável. Serão oferecidas diversas oficinas culturais, esportivas e de lazer, nos seguintes segmentos: cine debate, roda de diálogo, discussões sobre alimentação saudável, arte com garrafa pet, além de aulas de capoeira, percussão e muito mais. As oficinas, palestras e mostras culturais acontecerão nos dias 13, 15 e 19 de setembro, e vão acontecer na AABB e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro.

No auge dos seus 68 anos, Gilda Maria estava contando as horas para o início dos Jogos. "Amo participar de eventos assim porque nos dá mais alegria, nos motiva a viver melhor todos os dias", disse. Ao lado dela estava Maria das Dores dos Santos, de 56 anos, que acredita que os próximos dias serão os melhores da vida. "Esta é a primeira vez que vou participar de um evento como este e estou muito empolgada, acho que vai ser maravilhoso poder viver coisas novas e fazer outras amizades".

Outras atividades também fazem parte da programação como a Caminhada pelas Ruas do Recife Antigo, no dia 24 de setembro, que vai contar com o som da Frevioca, e um momento destinado a apresentação artística com dança, poesia, canto, entre outras manifestações, que são produzidas pelos grupos de idosos inscritos.

Os Jogos da Pessoa Idosa seguem até o dia 26 de setembro, com encerramento na AABB, que também vai garantir um baile para os participantes inscritos. Toda essa programação é desenvolvida com o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos da cidade do Recife.

 

Confira a programação completa

13/09
Palestras – AABB, nas Graças, das 9h às 11h;

15/09
Oficinas – Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 8h às 11h;

19, 20 e 21/09
Modalidades Adaptadas – Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 8h às 11h;

21/09
Mostra Cultural – AABB, nas Graças, das 14h às 18h;

24/09
Caminhada – Saída do Marco Zero, às 7h;

26/09
Encerramento dos Jogos da Pessoa Idosa – AABB, nas Graças, das 14h às 18h;