Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 12.09.17 - 12h12

Prefeitura do Recife implanta novo acesso na Avenida Caxangá

Com a medida, os condutores que seguem no sentido Camaragibe terão mais facilidade para acessar o bairro da Várzea

 

A partir desta quarta-feira (13) a Prefeitura do Recife, por meio das Autarquias de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), vai implantar um novo acesso na Avenida Caxangá, próximo ao cruzamento com a Rua Dona Inês Correia de Araújo, na Zona Oeste do Recife. Com a medida, a CTTU vai permitir aos condutores que seguem pela via no sentido Camaragibe acessar o bairro da Várzea com mais facilidade, reduzindo em cerca de 1,2 quilômetro o percurso anteriormente realizado. A ação também vai diminuir a retenção de veículos no cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Ribeiro Pessoa, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento Professor Paulo Cavalcanti (UPA da Caxangá), uma vez que este era o único retorno existente nesse trecho da via. 

Antes, os condutores que seguiam no sentido Camaragibe, apenas conseguiam acessar o bairro da Várzea após realizarem o retorno para o sentido Centro, na altura da Rua Ribeiro Pessoa. Já com o novo acesso, os motoristas poderão entrar na Rua Pedro Ernesto, que antes era mão dupla e passa a ser mão única no sentido Avenida Caxangá/ Rua Dona Inês Correia de Araújo, continuar pela Rua Dona Inês Correia de Araújo, que também deixa de ser mão dupla e passa a ser mão única no sentido Avenida Caxangá, e realizar o giro à esquerda na Avenida Caxangá, acessando a via no sentido Centro. Com isso, será possível entrar à direita na Rua Torrês Homem e acessar o Bairro da Várzea. Este movimento será coordenado por um semáforo, que será implantado no canteiro central da Avenida Caxangá, voltado para quem segue pela Rua Dona Inês Correia de Araújo. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que a ação vai facilitar a circulação de um importante trecho da Avenida Caxangá. "Antes, as pessoas contavam apenas com o retorno no cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Ribeiro Pessoa para conseguir acessar o bairro da Várzea. Como esse cruzamento também dá acesso à UPA da Caxangá e acumula ainda o fluxo de veículos oriundos do bairro de Dois Irmãos, havia registros de retenções naquele ponto, além de reclamações dos moradores das vias do entorno. Agora, os condutores têm mais uma opção de acesso, que vai distribuir mais adequadamente o trânsito na região", detalha Taciana. 

OUTRAS MUDANÇAS – O novo acesso na Avenida Caxangá faz parte de um conjunto de ações implantas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde o início da gestão, já são 95 modificações em toda a cidade.