NOTÍCIAS

Mulher | 12.11.15 - 15h38

Debate sobre representação política das mulheres encerra o II Seminário de Gênero e Gestão

img_alt

Temas como comunicação, envelhecimento e participação feminina na política marcaram os dois dias de evento no Museu da Cidade do Recife. (Foto: Irandi Souza/ PCR)



Políticas de gênero, mulher na mídia e envelhecimento foram alguns dos temas abordados no II Seminário de Gênero e Gestão Pública: Pensando um Recife para as Mulheres, promovido pela Prefeitura do Recife. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro, no Museu da Cidade do Recife, no bairro de São José. Foram convidadas secretárias municipais e estaduais, deputadas, jornalistas e pesquisadoras para trazer o recorte de gênero em comunicação, envelhecimento e representatividade política.

A mesa de abertura do evento, no dia 10, foi sobre Gênero e Envelhecimento. A, na terça-feira (10), foram a doutora em Sociologia, Isolda Belo, e com Coordenadora do Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Idosa de Pernambuco, Edusa Pereira, que discorreram sobre as lutas das idosas e o como o paradigma da invalidez vem sendo modificado ao longo dos anos. “Atualmente, esse paradigma é do envelhecimento ativo, que acaba, por vezes, sendo confundido com obrigatoriedade de ser feliz e jovem mesmo na velhice, o que não deve ser visto apenas assim”, disse Isolda. Sua palestra contou ainda com a exibição de vídeos sobre o feminismo e o papel do segmento para as conquistas dos direitos das mulheres.

No segundo momento, foi debatido Comunicação e Gênero. A professora do curso de Publicidade e Propaganda da UFPE, Soraya Barreto, e a assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a jornalista Micheline Américo estiveram presentes no evento. Soraya apresentou dados que mostram que o perfil retratado das mulheres brasileiras nas peças publicitárias é excludente e cria um padrão hegemônico de beleza. Além disso, foram apresentadas propagandas que incitam a violência de gênero.

A jornalista, por sua vez, ressaltou a importância das novas organizações na internet, que produzem conteúdos diversos, primando pelo empoderamento feminino. “Esses sites e blogs demonstram que as mulheres não concordam com que se escreve sobre elas e querem produzir seus próprios conteúdos com assuntos que são importantes, como política, economia, direitos”, analisou Micheline.

No segundo dia do evento (11), foram convidadas as secretárias de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, e municipal da Mulher do Paulista, Bianca Alves; a gerente de fortalecimento sociopolítico da SecMulher Pernambuco, Beatriz Vidal, para uma conversa sobre Gênero e Política. O objetivo da mesa foi mostrar a importância da discussão da igualdade entre homens e mulheres nos espaços de poder para construir uma sociedade mais justa.

“Estamos aqui para falar sobre a importância do espaço na política para debater o empoderamento feminino. Para falar sobre a importância das mulheres se candidatarem a cargos políticos para fazerem a defesa feminista”, disse Cida Pedrosa.

Para finalizar o evento, representação política entrou em pauta. A secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, junto a deputada estadual Simone Santana (PSB) e a secretária-executiva de Direitos Humanos do Estado, Laura Gomes, falaram sobre o papel da mulher nos espaços de poder e os avanços das políticas de gênero.

Sílvia Cordeiro, em sua fala, ressaltou que as gestões públicas devem pensar nas questões das mulheres. “O Estado pode fazer muito pelas mulheres. Quando nós, feministas, pautamos as políticas das mulheres, queríamos autonomia, orçamento público e atenção para as nossas questões. Se a gente não acreditar que esse Estado pode se transformar não tem sentido ter secretarias como a da Mulher, os organismos que buscam a igualdade racial, os que lutam pelo segmento LGBT”, concluiu.