Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.11.21 - 11h18

Recife promove atividades voltadas à saúde da população negra

img_alt

Até o fim de novembro, programação da Secretaria de Saúde do município será alusiva ao Mês da Consciência Negra. (Foto: Divulgação)

 

Até o fim de novembro, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove uma série de atividades para promover reflexões e incentivar ações de cuidados com a saúde voltadas à população negra, como forma de marcar o Mês da Consciência Negra. Na programação, estão incluídas rodas de conversa, serviços de saúde, orientação de educação em saúde e outros. A lista completa está disponível no site da Prefeitura do Recife.

No próximo sábado (13), será realizado o Projeto Colorindo os Terreiros, que tem como objetivo a promoção, prevenção e divulgação da Assistência em Saúde na Atenção Básica e Média Complexidade, respeitando o saber das Religiões de Matrizes Africana e Afro-indígena no município do Recife. No turno da manhã, a partir das 9h, as equipes da Sesau estarão no Terreiro Ilé Asé Osún Bakundé, em Três Carneiros Alto. Já no turno da tarde, a partir das 14h, os profissionais levarão as ações para o Terreiro Ilê Axé Oyá Divina, em Brejo da Guabiraba.

A programação inclui roda de diálogo, com o tema “Populações LGBT e Negra e o Acesso à Saúde”; serviço de orientação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis; testagem rápida para HIV e hepatite B, verificação de pressão arterial, auricoloterapia; vacinação de rotina; serviço de trancista; ação de saúde bucal; e entre outros.

“Essas atividades foi pensada para contribuir com a construção de uma saúde cada dia mais integral e antirracista, que reconheça a história, cultura e identidade do seu território como determinante para a saúde da sua população. Então, abordaremos temas que são importantes tanto para os usuários do SUS no Recife quanto para os profissionais que trabalham no Sistema, reforçando questões sobre o racismo institucional na saúde e outros assuntos”, destaca a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da População Negra do Recife, Rose Santos.

A programação da Prefeitura do Recife, através da parceria entre a Sesau e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), conta também com uma celebração presencial em memória de Sony Santos. A cerimônia, que será realizada no dia 27 de novembro, às 15h, acontece em torno de um baobá localizado no Parque 13 de Maio, na Boa Vista. Sony é referência tanto em saúde da população negra, quanto em violência contra a mulher e IST/Aids. A pesquisadora foi coordenadora da Política da Saúde da População Negra do Recife e faleceu em 12 de março de 2016.