NOTÍCIAS

Cultura | 12.12.13 - 17h47

Plano reforça políticas públicas e busca aumentar oferta de atividades esportivas no Recife

Documento prevê criação do Conselho e do Fundo Municipal de Esportes, além da ampliação dos programas existentes e criação de Escola para formação de profissionais

A implantação do Conselho e do Fundo Municipal do Esporte, no primeiro semestre de 2014, além da criação de uma Escola para qualificar os profissionais da área, estão entre os principais pontos do Plano de Ação de Esportes para Todos, lançado na tarde desta quinta-feira (12). Elaborado pela Prefeitura do Recife e pelo Instituto Esporte & Educação - que tem como presidente a medalhista olímpica Ana Moser - em parceria com a sociedade civil, o documento prevê também a implantação das Academias ao Ar Livre e dos Centros de Iniciação Esportiva, para proporcionar novos espaços públicos e gratuitos de prática esportiva.

De acordo com o plano, campos de várzea, escolas municipais, praças e espaços debaixo de viadutos serão utilizados para a ampliação do número de núcleos dos Programas de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e Segundo Tempo. “Neste sábado (14), vamos lançar a licitação para a reforma de 31 campos de várzea em toda a cidade, valorizando os espaços públicos e estimulando o futebol nas comunidades. No mesmo dia, acontecem as finais do Recife Bom de Bola, um campeonato muito bonito que movimentou mais de 13 mil atletas. Isso mostra que nossa política esportiva já está em andamento, com ações concretas”, afirmou o secretário de Esportes e Copa do Mundo, George Braga.

Em seu pronunciamento, o secretário citou também as obras de reforma e modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), que seguem a todo vapor e ficam prontas em 2015. “Estamos em negociações avançadas com o Ministério do Esporte para quintuplicar o atendimento do PELC e pretendemos universalizar o atendimento esportivo nas escolas municipais”, acrescentou Braga. Ele destacou também que o Plano foi elaborado a várias mãos, de forma democrática.

Representatividade - Ana Moser destacou a “grande representatividade” do processo de participação popular realizado desde o início da elaboração do Plano, em setembro. “Nossa proposta é trabalhar a ideia de legado nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, motivando e incentivando a discussão. Esperamos que o documento sirva de farol e de referência, sendo um instrumento para acompanhar e fiscalizar as ações na área de esportes”, afirmou a ex-atleta, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta-96.

O Plano estabelece quatro objetivos principais (ampliar e fortalecer as políticas públicas de esporte, aumentar o acesso à prática de esportes, garantir espaços públicos seguros e adequados; e qualificar os profissionais que atuam em todos os níveis do esporte), definindo as metas e estratégias para colocá-los em prática. Sua elaboração foi coordenada pela Secretaria de Esportes e Copa do Mundo e pelo IEE, com a colaboração de 58 instituições da sociedade civil e de outras 8 secretarias municipais, no âmbito do projeto Cidades da Copa. Levou em conta, também, as diretrizes do Programa do Governo do prefeito Geraldo Julio.

Entre as outras metas, estão a ampliação do orçamento da área esportiva, mapeando as possíveis fontes de financiamento; a implantação da Comissão de Esportes e Educação Física da Secretaria de Educação, vinculada ao Conselho Municipal de Esporte; com a criação da Escola de Esportes, voltada à formação permanente de recursos humanos, a ideia é estabelecer parcerias com as instituições de ensino superior e realizar fóruns de estudos e oficinas de formação. Além disso, a formação e valorização dos professores municipais de educação física será estimulada, com ações de capacitação e requalificação curricular.

Legado - O projeto Cidades da Copa faz parte do Movimento pelo Legado Social dos Megaeventos Esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada/Paraolimpíada de 2016), apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS). As ações do plano serão acompanhadas e avaliadas para garantir um legado social da Copa do Mundo da FifaTM.