Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 12.12.16 - 18h13

Cine Teatro Apolo recebe o Festival Internacional de Cinema LGBTTI

O festival conta com apoio da Prefeitura do Recife e aporta na capital pernambucana pela primeira vez.

 

Pela primeira vez o Recife recebe o Festival Internacional de Cinema LGBTTI, que acontecerá de 12 a 18 de dezembro, no Cine Teatro Apolo. Ao longo da semana serão exibidos 18 mini documentários de produções nacionais e internacionais sobre a temática. O festival conta com apoio da Prefeitura do Recife e é realizado por meio dos consulados gerais Britânico, dos Estados Unidos e da Alemanha no Recife, além da ONU Brasil, no âmbito da Campanha Livres & Iguais. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos pode ser feita a partir das 17h na bilheteria do cinema do Apolo durante toda a semana do festival.

​A abertura, programada para acontecer na próxima segunda-feira (12), às 18h no Cine Apolo, contará com a presença de representantes do Gabinete de Representação e Relações Internacionais, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria da Mulher, além dos cônsules envolvidos diretamente na organização do evento. "A vinda do festival para o Recife é fruto de um trabalho permanente de articulação que a prefeitura busca manter com as representações internacionais. No caso desse evento, nossa intenção é a de abrir os espaços para que o diálogo se mantenha vivo e ativo para o combate à violência de gênero e homofobia. E a arte se faz presente de maneira determinante para a conscientização de que falar sobre o assunto é o primeiro passo nesse combate", explica o secretário do Gabinete de Relações Internacionais, Antonio Barbosa.

​Para o secretário Executivo de Direitos Humanos, Paulo Moraes, a sociedade tem buscado um novo olhar sobre as discussões e temas de direitos humanos, que são tratados por meio de seminários, oficinas. "No entanto, cada vez mais estamos percebendo que o vetor da cultura é um mecanismo de provocação poderoso. A arte é transformadora e através dos filmes, que são vários olhares em torno do mesmo tema, podemos fazer uma mudança significativa de velhas práticas de violação de direitos, homofobia, em respeito e tolerância", explicou.

​Esse mesmo festival já aconteceu em Brasília e em Belo Horizonte. Chega ao Recife com o objetivo de criar espaços acessíveis de cultura e lazer ancorados em temas voltados especificamente ao púbico LGBTTI. Com isso, a partir da arte, busca-se promover uma maior sensibilização e conscientização quanto à igualdade de direitos das lésbicas, gays, bissexuais,travestis, transexuais e intersexuais.

​Para abrir a noite do festival, serão exibidos vídeos da campanha da ONU Livres & Iguais, com depoimentos de ativistas e militantes LGBTI contando suas histórias pessoais. Na sequência serão exibidos os mini documentários: Reel (Suécia), Le retour (França), The Man Eho Loved Yngve (Noruega).

​Todos os dias, antes da primeira exibição de cada noite, a ONU Brasil apresentará vídeos da Campanha Livres & Iguais. Iniciativa inédita e global da ONU, a Livres & Iguais tem sido implementada no Brasil desde 2014. A campanha visa criar sinergia em torno de vários esforços com vistas à promoção da igualdade e direitos humanos da população LGBTI. Em 2016 foi dado um importante passo nesse sentido, com a criação de um mandato de Especialista Independente sobre violência e discriminação com base em orientação sexual ou identidade de gênero por parte Conselho de Direitos da ONU. No exercício de seu mandato, o Sr. VititMuntarbhorn fará visitas a países do mundo inteiro para documentar e reportar a situação da população LGBTI.Confira o programação completa.



SEGUNDA-FEIRA, 12/12/2016, A PARTIR DAS 18H

 

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Sinopse: Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Sinopse: Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersex não podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Por que eu luto – Rebecca
Sinopse: Algumas pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersex (LGBTI) são particularmente vulneráveis à exclusão e aos crimes de ódio porque também enfrentam discriminações devido a idade, gênero, etnia, deficiência ou outros fatores. Neste vídeo, Rebecca Religare, ativista LGBTI da organização brasileira Corpolítica, fala sobre como lutar contra as formas interseccionais de discriminação que ela enfrenta – enquanto mulher, negra e lésbica.

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família melhor.

Reel (curta-metragem/ficção/Suécia/13min/2013/ Diretor: Jens Choong)
Sinopse: Robert e Victor têm 15 anos e são melhores amigos. Amanhã Victor vai se mudar para outra cidade. Eles andam pelas ruas fazendo só palhaçadas. Aos poucos, entendemos que há mais que amizade entre eles. Evocativo e com atuação fina, este filme explora os limites emocionais e sexuais.

Next Door Letters (curta-metragem/animação/Suécia/2012/14min/Diretor: Sascha Fühlscher)
Sinopse: Lilja e Sandra decidem sacanear Melitta. Elas decidem enviar-lhe uma carta de amor assinada com um nome falso - de um menino. Quando Lilja recebe uma carta de volta, ela começa uma correspondência secreta. O que começou como uma brincadeira se transforma em um ponto crucial na vida de Lilja. Cartas do Vizinho é um curta-metragem animado baseado em uma história verdadeira sobre brincar com identidades.

Le retour (curta-metragem/drama/França/2013/20 min Diretor Yohann Kouam)
Sinopse: Faz um ano desde que seu irmão mais velho se foi, e Willy, 15, não posso esperar por sua volta. Willy achava que sabia tudo sobre Theo, mas quando ele chega de volta no bloco, Willy descobre um segredo sobre ele.

The Man Who Loved Yngve (curta-metragem/comédia/drama /Noruega/2008/90min/Diretor: Stian Kristiansen)
Sinopse: Novembro de 1989, o muro de Berlim caiu. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle Klepp não tem a menor ideia de que tudo está prestes a mudar... Até agora ele tem tudo - a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal de todos. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavangers, a Mattias RustBand. Então o novo garoto da sala, Yngve, aparece. Ele não é como qualquer outra pessoa e Jarle está confuso. Ele não sabe o que fazer. Tudo o que ele sabe é que ele não pode parar de se encontrar com Yngve.

 

TERÇA-FEIRA, 13/12/2016, A PARTIR DAS 18H

 

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexnão podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família

Ladyboy(animação/documental/Suécia/8min/2012/Diretor: David Sandberg e Claes Lundin)
Sinopse: Ladyboy é um curta-metragem experimental sobre uma mulher na Tailândia que fez realinhamento de género e agora enfrenta a decisão mais difícil de sua vida: será que ela deveria mudar para o Canadá por amor ou ficar em Bangkok e continuar sustentando a sua família através da prostituição?

7éme ciel (Drama/França/2013/39 min/Diretor: Guillerme Foirest)
Sinopse: A história segue a vida cotidiana de um jovem suburbano (Sofiane) que não conseguem aceitar sua sexualidade descrita como desviante por seu círculo, sua família, seus companheiros e o gueto onde ele vive. Sofiane é gay e homofóbico. Ele incorpora a lenta angústia da juventude por meio de sua inconsistência.

Sascha (Drama/Alemanha/2012/101 min/Diretor: Dennis Torovic)
Sinopse: Sascha ( Sasa Kekez ) é um jovem pianista que esta descobrindo sua sexualidade, ao mesmo tempo que se apaixona-se por seu professor de piano. Pressionado pelos pais, ele tenta ingressar em uma grande escola de música. Com o auxílio dos amigos, Sascha tentará encontrar um novo rumo em sua vida.

Dicke Mádchen/Acima do Peso (Drama-Comédia/Alemanha/2011/98min/Diretor: Axel Ranish)
Sinopse: Sven com sua mãe Edeltrau, que sofre de demência. Enquanto Sven trabalha, sua mãe fica ao cuidado de Daniel, o qual acompanha em todas as atividades cotidianas. Um dia, Edeltrau sai para caminhar sozinha deixando Sven e Daniel desesperados. Os dois saem em busca da velhinha e durante a empreitada descobrem uma afeição amorosa entre eles.

 

QUARTA-FEIRA, 14/12/2016, A PARTIR DAS 18H

 

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexnão podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família

On Suffocation (ficção/Suécia/7min/2013/Diretor:Jenifer Malmqvist)
Sinopse: Um filme perturbador e importante sobre quando um sistema se torna mais importante do que a vida de uma pessoa. Sete minutos sem diálogo. O aspecto mais perturbador do filme é que ele poderia ser absolutamente verdadeiro.

Peace Talk (Ficção/Suécia/2004/14 min/Diretor: Jenifer Malmqvist)
Sinopse: A pequena Jonna e sua amiga Emilie brincam de soldado, mas a mãe de Jonna não aprova o curso que o jogo toma. Trata-se da capacidade de uma menina se comunicar através da utilização da linguagem corporal e de sinais, em vez de palavras, indo contra as necessidades da mãe de formulações e explicações. Atenuada, mas verossímil. Um curta-metragem sobre o mundo das crianças que os adultos nem sempre respeitam.

Out and About (Curta-metragem/Documentário/Países Baixos/30min/2016/Diretor: Koen Suidgeest)
Sinopse: "Out&About" conta a historia dos pais de filhos LGBTI em três países diferentes: Rússia, Indonésia e Quênia. O cineasta KoenSuidgeest mostra como leis contra LGBTI e/ou estigmas nos países em questão afetam o dia a dia dos protagonistas. Em uma forma de partir o coração, os pais compartilham os seus sentimentos com o cineasta e os dilemas que eles têm que enfrentar. As palavras chaves desse filme são: amor, identidade, medo e igualdade. O documentário estreou no dia 17 de maio de 2016 em comemoração dos direitos LGBTI.

The Case Against 8 (documentário/EstadosUnidos/2014/109min/Diretor Ben Cotner e Ryan White)
Sinopse: O documentário aborda o impactante caso da Suprema Corte dos Estados Unidos que alterou a Emenda Constitucional 8, referente à proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado da Califórnia. Após 5 anos de produção, o filme narra a luta que ajudou a pavimentar o caminho para a igualdade matrimonial em nível nacional, tendo acesso aos bastidores da luta de dois casais da Califórnia pelo direito de se casarem e também da equipe jurídica composta pelo conservador Ted Olson e o liberal David Boies. O documentário consegue fornecer um relato sólido dessa batalha que efetivamente acabou com a discriminação matrimonial na Califórnia e levou o assunto até a instância da Suprema Corte.

 

QUINTA-FEIRA, 15/12/2016, A PARTIR DAS 18H ​​​​

 

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexnão podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família

Birthday (Ficção/Suécia/2010/18 min/Diretor: JeniferMalmqvist)
Sinopse: Sara prepara uma surpresa para o aniversário de sua esposa Katarina com a ajuda de sua filha Johanna e seu amigo Fredrik. Mas neste dia, início do verão, Katarina tem algo para lhe contar. Sara precisa lidar com a notícia inesperada enquanto cuida da festa de aniversário. Sua alegria se mistura com sentimentos de isolamento e frustração. Com a ajuda de Johanna ela é capaz de encontrar seus verdadeiros sentimentos.

Back on the board: Greg Louganis(documentário/Estados Unidos e Reino Unido/2014/90 min/Diretor: Cheryl Furjanic)
Sinopse: Longa-metragem documentário sobre o maior mergulhador de todos os tempos. Quatro vezes campeão olímpico Greg Louganis já enfrentou mais do que sua cota de desafios. Em 2011, ele está longe dos olhos do público e lutando para pagar sua hipoteca. Agora, abertamente homossexual e HIV +, o atleta de classe mundial retorna ao mergulho para orientar os candidatos Olímpicos dos EUA. Esta pode ser sua melhor chance de recuperar a notoriedade - e estabilidade financeira - ele estava no auge de sua carreira.

Ich fuhl mich Disco/Me Sinto Disco (Comédia-Drama/Alemanha/2013/98min/Diretor:Axel Ranish e René Rimkus)
Sinopse: Hanno não compreende seu filho pelo o fato dele ser gordo, sonhador, curtir música brega e não se interessa por garotas. O menino só é feliz quando seu pai sai e ele tem a oportunidade de dançar com a pelo o apê com a mãe, fantasiado como nos anos 70/80. Mas quando a mãe adoece de repente, os dois homens têm que aprender a lidar um com o outro.

SEXTA-FEIRA, 16/12/2016, A PARTIR DAS 18H​​

​​

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexnão podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família

Eastern Boys (drama-romance/França/2014/128 min/Diretor Robin Campillo)
Sinopse: Eles vêm de todo o Leste da Europa: Rússia, Romênia, Ucrânia. Eles são meninos orientais. O mais velho parece não mais do que 25; assim como para os mais novos, não há nenhuma maneira de dizer sua idade. Eles ficam em torno da estação de trem Gare du Nord, em Paris. Eles podem se prostituir, mas não há nenhuma maneira de saber com certeza. Muller, um homem discreto em quase sessenta anos está de olho em um deles - Marek. Uma tarde, Muller reúne sua coragem e fala com ele. O jovem concorda em ir visitar Muller no dia seguinte, em seu lugar. No entanto, no dia seguinte, quando a campainha toca, Muller não tem a menor idéia de que ele tenha caído em uma armadilha.

North Sea Texas(Drama/Romance/Bélgica/2011/94min/Diriretor: BavoDefume)
Sinopse: Pim vive com a mãe solteira e outrora rainha da beleza numa pequena localidade na costa belga. Introvertido, Pim alegra os seus dias desenhando e sonhando com uma outra vida. Ele expressa os seus desejos latentes através de uma secreta coleção de objetos “ emprestados ” escondidos numa caixa de sapatos. Com a chegada da adolescência, surge o apetite sexual e Pim desenha e sonha com Gino, o vizinho mas velho, seu herói Motard. Mas este primeiro amor parece destinado a um final triste.

 

SÁBADO, 17/12/2016, A PARTIR DAS 18 ​​​​​

 

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexnão podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família

Reel (curta-metragem/ficção/Suécia/13min/2013/Diretor: Jens Choong)
Sinopse: Robert e Victor têm 15 anos e são melhores amigos. Amanhã Victor vai se mudar para outra cidade. Eles andam pelas ruas fazendo só palhaçadas. Aos poucos, entendemos que há mais que amizade entre eles. Evocativo e com atuação fina, este filme explora os limites emocionais e sexuais.

Pride (comédia/drama/Reino Unido/2014/129min/Diretor: Matthew Warchus)​
Sinopse: No ano de 1984, Margaret Thatcher está no poder e os mineiros estão em greve. Depois do orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para enviar às famílias dos mineiros. Mas a União Nacional dos Mineiros parece um pouco constrangida em receber esta ajuda. Os ativistas não perdem o ânimo, decidem entregar a doação pessoalmente e partem em direção ao País de Gales. Assim começa a história improvável de dois grupos que não tinham nenhuma relação, mas se uniram em prol de uma causa.

Mixed Kebab (Drama/Bélgica/2012/98min/Diretor:Guy Lee Thys)
Sinopse: Ibrahim é um jovem turco que vive com sua conservadora família mulçumana. A família tenta arranjar um casamento para ele, mas Ibrahin á gay e está apaixonado por Kevin. Enquanto tenta esconder a realidade da sua família, ele deve lidar com o preconceito de todos.

 

DOMINGO, 18/12/2016, A PARTIR DAS 18H

 

Abertura: Campanha Repense - Prefeitura do Recife/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (duração: 1min; vídeo institucional sobre o combate contra a violência ao público LGBTTI)

Exibição do vídeo Campanha Livres & Iguais / ONU Brasil (Curta-metragem/ Brasil/11min/2016):

Avelino, o pai de um milhão
Avelino Mendes é um pai que perdeu o filho, Lucas Fortuna, para a violência homofóbica em 2012. Ainda assim, ele se recusou a deixar a memória do filho desaparecer em meio às estatísticas. Desde a morte de Lucas, Avelino tornou-se um ativista no Brasil, ajudando famílias a aprenderem a aceitar e amar seus filhos e filhas LGBT. Avelino diz que perdeu Lucas, mas que a militância o fez ganhar milhões de filhos e filhas em todo o Brasil. Ele gostaria que todos os pais conseguissem entender que ter um filho ou filha LGBT não é algo triste: “pode ser a maior alegria do mundo”.

Iana, uma história emocionante de aceitação
Lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexnão podem lutar sozinhas. Elas precisam do apoio de suas famílias, parentes, colegas de trabalho e amigos. Iana Mallmann é uma corajosa jovem lésbica ativista vivendo em Brasília. Aqui, ela compartilha conosco a história de aceitação da sua sexualidade e descoberta do ativismo. “Eu sempre terei orgulho de quem eu sou”, ela diz. “É por isso que eu vejo uma luz no fim do túnel. Eu vejo que dias melhores virão. Eu realmente penso, acho e acredito que a gente vai bem longe.”

Gaia e Mônica: visibilidade lésbica
Sinopse: Guaia é formada em serviço social e trabalha com atenção à saúde mental infantojuvenil. Militante lésbica e feminista luta incessantemente pelos direitos humanos e pelo bem-estar de todas as mulheres.

Ana Carolina e Ana Maria: visibilidade lésbica
Sinopse: Ana Carolina é lésbica não-binária e todos os dias desafia imposições de gênero. Felizmente, em casa, sempre pôde contar com o apoio dos pais.

Thaís e Ângela: visibilidade lésbica
Sinopse: Foi a mãe de Thais quem a convidou para fora do armário, quando ela tinha 15 anos. Hoje, aos 29, ela vive com Ana Paula e diz que não poderia ter uma família

Boygame (curta-metragem/ficção/Suécia/15min/2013/Diretora: Anna Österlund Nolskog)
Sinopse: Os melhores amigos John e Niclas têm 15 anos de idade. Eles decidem-se por praticar um pouco antes do possível contato sexual com meninas. É uma história divertida sobre insegurança e identidade sexual durante a adolescência.

Les invisibles (documentário/França/2012/115 min/Diretor: Sèbastien Lifshiftz)
Sinopse: Os invisíveis falam de um grupo de homens e mulheres nascidos entre as duas guerras mundiais. Eles não têm nada em comum, exceto que eles são todos gays e que eles decidiram ser abertos sobre sua homossexualidade num momento em que a sociedade os rejeitou. Apesar da desaprovação geral, eles se recusaram a negar quem eles realmente eram, mantendo assim a sua integridade. Hoje eles falam ante da câmera de Sébastien Lifshitz. Sem ódio. Sem amargura. Com alegre dignidade.