NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 12.12.17 - 11h16

Hospital Veterinário do Recife completa seis meses de funcionamento com mais de 13 mil atendimentos realizados

img_alt

Esta é a primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 


O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, realizou mais de 13 mil atendimentos nos seis primeiros meses de funcionamento, número que supera a expectativa inicial da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda). Desde o dia 12 de junho, quando as consultas e procedimentos começaram a ser feitos, os cachorros e gatos que foram até a unidade de saúde passaram por consultas ambulatoriais e emergenciais, vacinação, castração e outras cirurgias.

De acordo com o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Robson Melo, após a euforia das primeiras semanas de funcionamento, o atendimento se estabilizou. “Logo quando abrimos as portas, muita gente veio pessoalmente ao hospital, sem marcar consulta mesmo em casos que não eram emergenciais porque todo mundo queria usufruir desse serviço inédito. Depois, fomos fazendo os ajustes necessários para aprimorar o funcionamento da unidade, e boa parte da população entendeu que podia agendar a consulta com calma porque nosso atendimento é contínuo. É muito gratificante ver tanta gente saindo daqui satisfeita com o tratamento dado aos seus cachorros e gatos, que estão presentes em quase metades dos lares do País”, comemora o secretário-executivo, que é um dos veterinários que trabalham na unidade.

Para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda, o Hospital Veterinário do Recife dispõe de três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município. Até o final de dezembro, a unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste passará a oferecer exames laboratoriais e de ultrassom, além de alguns atendimentos e cirurgias especializados, como os da área de ortopedia, oncologia e oftalmologia.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – na hora do almoço é feito apenas o atendimento emergencial. Quem tem bichos de estimação pode agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, também em horário comercial. Já as cirurgias de castração devem ser agendadas pelos telefones 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos três primeiros dias úteis de cada mês.

Para os casos de emergência, não é necessário agendamento prévio, mas o animal passa por uma triagem feita por um médico veterinário, que avalia se o caso é realmente grave ou se pode ser marcado. O adulto responsável pelo animal deve levar comprovante de residência, já que a unidade é para os cachorros e gatos do Recife.

BALANÇO – O Hospital Veterinário do Recife consolida a política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013, quando o prefeito Geraldo Julio criou a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 15.600 castrações gratuitas de cachorros e gatos; fez mais de 6.500 mil consultas clínicas em 34 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de cerca de mil caninos e felinos nas feiras de adoção realizadas em diferentes locais da cidade do Recife. Já foram feitas também cerca de 500 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.