NOTÍCIAS

Infraestrutura | 13.01.22 - 09h52

Prefeitura do Recife entrega pavimentação e drenagem da rua Senador Thomaz Lobo, em Areias

img_alt

Prefeito João Campos esteve na rua que teve toda sua extensão, de 1,1km, beneficiada com pavimentação em paralelos e rede completa de drenagem. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Como o dito popular cunhou, “da hora que o sol esfria até a hora de ir dormir”, os moradores da Rua Senador Thomaz Lobo, em Areias, sentam nas calçadas, conversam e levam as crianças para brincar e aproveitar a rua. Essa é uma nova realidade vivenciada, com mais qualidade de vida e dignidade para quem mora na área. Tudo isso, graças a mais uma importante entrega de pavimentação e drenagem feita pelo prefeito João Campos, na noite desta quarta-feira (12). As intervenções realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), contaram com um investimento de R$ 3.018.527,60.

“Estamos inaugurando mais uma rua calçada no Recife, a Rua Senador Thomaz Lobo. Esse era um sonho antigo, a rua tem quase um quilômetro de extensão e quando chovia, aqui por ser próximo de área de rio, sempre alagava. Então, não tinha nem saneamento, nem drenagem. A gente conseguiu fazer tudo. Hoje foi dia pra ver a alegria e o brilho no olho de quem mora aqui. O sentimento de gratidão é muito forte ao ver esse sonho realizado”, declarou o prefeito do Recife, João Campos.

A via recebeu pavimentação em paralelepípedos nos seus 1.100 metros de extensão, correspondendo a 5.471,00 m² de área. Os passeios em concreto totalizaram 2.158 m². Além disso, foram implantados 395m de tubulação e 219 m de canaletas, totalizando 614 m de drenagem. Estudante de direito e motorista de Uber nas horas vagas, Rafael de Sá Leitão, 23 anos, vivenciou como pedestre, ciclista e motorista os transtornos de passar pela rua. “A dificuldade era grande por aqui, tanto para entrar como sair. Aqui era ruim de todos os modos, pra carro fazer volta, pra bicicleta andar, era tudo impossível por causa do esgoto. Andei nessa rua quando era de barro e, com toda sinceridade, era um caos, muito buraco e água para todos os lados. Agora está ótimo”, relatou.

A intervenção executada na Rua Senador Thomaz Lobo vai possibilitar um melhor escoamento do tráfego de veículos e pessoas, além de sanar as condições da drenagem naquela área, beneficiando mais de 2.100 moradores diretamente.

“Todos os dias eu faço esse caminho, de manhã e de noite, para ir ao trabalho. Agora mesmo eu estou chegando e vejo que está bem melhor, porque antes a poça de lama ficava perto de casa, agora não mais. Está tudo calçado. Agora é todo mundo ajudar pra continuar assim. Zelar o que foi feito”, almeja a diarista, Mariana Salviano, 36 anos.

A intervenção em todo trajeto da Rua Senador Thomaz Lobo não só contemplou que está de passagem. Desde que o calçamento foi feito, a trabalhadora informal Elisângela Sampaio, 43 anos, resolveu abrir uma lanchonete e complementar a renda de casa.

 “Agora está nota 10. A rua trouxe melhoria para a nossa comunidade, para todos que moram aqui e até para quem trabalha de maneira informal. Quando chovia, enchia minha casa, minha rua. Não tinha nem como fazer algo, vender nada. Desde que calçaram, abri um cantinho pra vender pastel. Só tenho a agradecer ao prefeito João Campos”, comemorou.