NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 13.02.17 - 21h50

Prefeito Geraldo Julio reforça importância das prefeituras no combate à violência

img_alt

Em reunião na tarde desta segunda-feira (13), na sede do governo estadual, o prefeito garantiu o engajamento da Prefeitura do Recife nas ações de prevenção ao crime (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na tarde desta segunda-feira (13), o prefeito Geraldo Julio participou, juntamente com os demais prefeitos da Região Metropolitana do Recife, de uma reunião comandada pelo Governador Paulo Câmara, para tratar de ações integradas no combate pela violência e do Pacto Pela Vida. Na ocasião, o gestor municipal reiterou o comprometimento da gestão municipal no combate preventivo e mencionou a importância da articulação de todos os municípios no fortalecimento da cultura de paz.

“Quero registrar o elogio à atitude do governador de pessoalmente participar desta reunião e dizer que acredito que este encontro cumpre com o primeiro objetivo que é colocar os prefeitos como responsáveis, também, pela segurança pública. No Recife também temos feito um esforço importante, nomeamos Guardas Municipais, também investimos num equipamento inovador, como o Centro Comunitário da Paz (COMPAZ), que tem alcançado ótimos resultados, e teremos a grande felicidade de agora em março inaugurar a segunda unidade deste equipamento, no bairro do Cordeiro”, ponderou o prefeito Geraldo Julio, que lembrou ainda que foram instalados 55 mil pontos de luz em locais mais propensos à violência no Recife.

O prefeito também mencionou a importância de outras ações realizadas pela Prefeitura do Recife, como é o caso do enfrentamento ao Crack, com políticas de prevenção, acompanhamento e tratamento de usuários, e a liberdade assistida de jovens infratores, com trabalhos de ressocialização. O gestor mencionou ainda a mediação de conflitos nas comunidades, que é feita a partir de um convênio firmado com Tribunal de Justiça de Pernambuco e ainda a manutenção urbana, com mutirão de limpeza, remoção de resíduos, retiradas de carcaças de automóveis e melhoria na iluminação.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, também presente na reunião, saiu satisfeito do encontro e reiterou o interesse da gestão municipal em colaborar no que for possível no combate à violência: “A reunião foi muito boa, reconhecendo que o problema da violência não é só da Polícia. A Prefeitura do Recife já estabeleceu uma política municipal há 4 anos, fizemos um COMPAZ, além de várias ações integradas em vários territórios violentos do Recife. Nós estamos dispostos a ajudar os demais prefeitos da Região Metropolitana, que querem fazer uma integração com a Prefeitura do Recife para ajudarmos o Governo do Estado, colaborando com o Pacto Pela Vida de Pernambuco a reestabelecer essa paz social tão almejada pelo povo brasileiro e notadamente pelo povo do Recife”, afirmou.