Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 13.02.19 - 16h21

Equipe recifense disputa etapa Fortaleza do Circuito Brasileiro de Voleibol de Praia

img_alt

Atletas do programa Recife Esportes de Rendimento participam, a partir da sexta (17), de sua primeira competição nacional (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A equipe de vôlei de praia do programa Recife Esportes de Rendimento, iniciativa da Prefeitura do Recife que tem o objetivo de preparar jovens para competir em alto nível, disputa, nesta semana, sua primeira competição nacional. Cinco atletas do programa participarão da etapa Fortaleza do Circuito Brasileiro de Voleibol de Praia, categoria Sub-19, que começa na sexta-feira (15) e vai até o domingo, na praia de Iracema.

A delegação é formada pelos jogadores Breno Cavalcanti, Lucélio Gomes, Maria Gabriela Cavalcanti, Jefferson Sobral e Denilson Loureiro. “O circuito brasileiro é primeiro campeonato nacional que participo. É tudo muito novo para mim. Espero chegar cada vez mais longe buscando experiências nesse esporte que tanto amo. O programa Recife Esporte de Rendimento só proporciona coisas boas para o meu desenvolvimento”, afirma Maria Gabriela, de 17 anos, que participa do programa há 4 meses.

“Agora é hora de mostrar tudo que aprendemos com o nosso treinador e trocar experiências com nossos adversários. Estou ansioso, mas me sinto muito preparado para os desafios”, conta o atleta Lucélio Gomes, de 14 anos, que está no programa desde o início e, em dupla com Breno Cavalcanti, foi campeão da temporada 2018 do Circuito Pernambuco de Vôlei de Praia, na categoria Sub-15. “Um passo de cada vez a gente chega lá. A expectativa é boa e estou feliz com a oportunidade que o programa traz para gente”, complementa Denilson Loureiro, de 16 anos.

O treinador da equipe de vôlei de praia, Caio Lopes, destaca que o foco é mostrar as vivências das competições aos atletas. “Estamos levando duas duplas masculinas novas e uma feminina. É uma fase de teste, mas estão todos preparados para mostrar o que estamos treinando esse tempo todo”.

INICIATIVA – Gerenciado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, o programa Recife Esportes de Rendimento teve início em outubro de 2017 e já conquistou um público específico para o alto rendimento. A escolinha de vôlei funciona na orla de Boa Viagem, na altura da rua Padre Carapuceiro, e conta com cerca de 30 alunos Já as atividades de atletismo, coordenadas pela atleta olímpica Cisiane Dutra, acontecem no parque da Macaxeira, com cerca de 140 inscritos.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o programa já começa a transformar vidas. Após se destacarem nos treinos do vôlei de praia os atletas Breno Cavalcanti, Lucélio Gomes, Narllon Erick Dias Pereira e Marcos Antônio Pereira da Silva ganharam bolsa integral para estudar gratuitamente no Colégio Presbiteriano Agnes Erskine, situado no bairro das Graças. Por sua vez, Erick Luiz e Victor Yuri conquistaram vaga para estudar gratuitamente no Colégio Elo.