Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 13.03.16 - 12h14

PCR lança programa de estímulo ao estágio na rede municipal de ensino

img_alt

A Fafire foi a primeira instituição a aderir ao Preparo, que é voltado a faculdades públicas e privadas. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

A Prefeitura do Recife lançou, na noite da última quinta-feira (10), o Programa de Estágio Paulo Rosas (Preparo), que tem o objetivo de gerar oportunidades de estágio curricular na rede municipal de ensino, com foco na gestão pedagógica. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), primeira instituição a aderir ao Preparo, com as presenças do vice-prefeito Luciano Siqueira, do secretário municipal de Educação, Jorge Vieira, e da diretora da Fafire, irmã Maria das Graças Soares.

O nome do programa homenageia o psicólogo e professor Paulo Rosas, por sua contribuição e estímulo ao desenvolvimento do estágio no Recife. Inicialmente, 20 estudantes de Pedagogia da Fafire vão estagiar em dez escolas municipais. "Esse programa tem uma importância pessoal para mim, pois Paulo Rosas era meu tio e eu convivi com ele desde a adolescência. A vida dele era a Educação e a Psicologia. Não tenho dúvidas de que o estágio é um momento muito importante da vida dos futuros profissionais", afirmou o vice-prefeito.

O secretário Jorge Vieira destacou que a formação dos professores precisa ser relevante para o trabalho em sala de aula, com mais prática para complementar a teoria. "Esse projeto de estágio supervisionado é um movimento nessa direção. Os estudantes vão trabalhar junto da nossa equipe de monitoramento pedagógico, com gestão profissional. A ideia é que o Preparo cresça cada vez mais nos próximos meses", disse. O convênio entre a Prefeitura e a Fafire vale por dois anos.

"Somos a primeira instituição a entrar no Preparo, mas com certeza não seremos a única. É uma alegria poder contar com as escolas municipais enquanto campo de estágio para nossos alunos, porque assim fechamos o ciclo de ensino, pesquisa e extensão. Com esse programa, vamos contribuir com a formação de estudantes desde a educação básica até o ensino superior", ressaltou a diretora da Fafire, Maria das Graças Soares. Os estudantes, do sétimo e oitavo períodos, estagiarão com foco no monitoramento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na gestão pedagógica.