Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.16 - 11h54

Recife comemora 479 anos com grande festa na Praça do Arsenal e abertura do Compaz

img_alt

Festa de aniversário contou com apresentações artísticas na Praça do Arsenal, corte de bolo, queima de fogos e inauguração do Compaz. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


O fim de tarde e noite deste sábado (12) foram de muita alegria no Bairro do Recife. Dia em que o Recife comemora 479 anos, a celebração contou com uma programação especial na Praça do Arsenal, com diversas atrações culturais. O prefeito Geraldo Julio compareceu ao bairro para o tradicional corte do bolo, que foi distribuído para toda a população presente.

"Hoje nossa cidade comemora 479 anos recebendo de presente, pela manhã, o Compaz do Alto Santa Terezinha, e agora essa festa linda, com Maestro Duda, e tantos outros artistas da nossa terra. Vários cidadãos reunidos, nesta festa tão bonita e alegre, para celebrar esta data tão importante para nós que vivemos aqui", declarou o prefeito Geraldo Julio, que depois do corte do bolo, distribuiu as fatias entre os presentes.

A festividade começou com o desfile e apresentação da Orquestra Recife Band Show e dos Passistas Foliões pelas ruas do Bairro do Recife. Em seguida, subiu ao palco as Fadas Magrinhas, que comandaram a folia da criançada. A noite seguiu com apresentações do Maracatu Nação Porto Rico, as Escolas de Samba Gigantes do Samba e Galeria do Ritmo, e o Maestro Duda que recebeu como convidados Almir Rouche, Josildo Sá, Edilza Aires e Adriana B.

Para Suzana Nascimento, moradora de Santo Amaro, o aniversário do Recife é sempre uma oportunidade de confraternizar e se divertir: "Venho todos os anos e ainda trago as crianças. A festa está linda e estamos de parabéns por sermos moradores de um lugar tão bonito e com gente tão guerreira", afirmou.

COMPAZ - Na manhã deste sábado (12), o prefeito Geraldo Julio esteve no Alto Santa Terezinha para realizar a entrega do Centro Comunitário da Paz (Compaz) - Governador Eduardo Campos, que, numa estrutura de 13 mil metros quadrados, vai oferecer atividades esportivas, culturais, artísticas, formativas, além de serviços de apoio jurídico ao cidadão, e um atendimento especial voltado à mulher. Com investimento de R$ 14,2 milhões de reais, o equipamento promove cidadania e garante a inclusão social.