Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 13.03.17 - 21h10

Alunos da rede municipal têm aula especial em comemoração aos 480 anos do Recife

img_alt

A programação incluiu teatro de fantoches, projeção de fotos históricas, leitura de poemas e apresentações de música e dança (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

As comemorações pelo aniversário de 480 anos do Recife tiveram um capítulo especial na tarde desta segunda-feira (13), quando estudantes da rede municipal de ensino foram brindados com uma aula especial sobre a história da cidade. A programação organizada pela Secretaria de Educação do Recife na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, incluiu teatro de fantoches, projeção de fotos históricas no telão, leitura de poemas e apresentações de música e dança.

Coordenador do espetáculo e diretor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria, o maestro Marcos Galdino explicou que a ideia foi prender a atenção dos alunos de forma lúdica, com muito frevo e poesia, levando-os a uma viagem pelo tempo, das capitanias hereditárias aos dias atuais. "Resolvemos utilizar os mamulengos pela facilidade de interação com as crianças e adolescentes", explicou. A apresentação sobre os 480 anos do Recife também será levado ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha e a outras escolas da rede municipal.

A tarde contou ainda com apresentação de frevo das passistas da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, da Mustardinha, ao som da Banda Paulo Freire, do NAC. Após muita agitação e um merecido lanche, a estudante da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Divino Espírito Santo, da Caxangá, Jessily Eduarda, 12 anos, disse que achou tudo muito divertido. "Aprendemos bastante sobre nossa cidade", garantiu.

Também aluno da Divino Espírito Santo, Emanoel Fernando, 13 anos, explicou que ficou encantando com as fotos antigas dos bondes e ônibus elétricos, além dos fantoches. "Foi muito legal, principalmente no final, quando deixaram a gente  assumir o comando dos mamulengos", disse sorrindo.