Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.03.17 - 11h03

O Programa Mãe Coruja Recife realiza atividades que fortalecem os vínculos entre mãe, bebê e a família

img_alt

O espaço de Santo Amaro tem programação para esta quinta-feira (16) (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O Programa Mãe Coruja Recife realizará, nesta quinta-feira (16), às 14h, uma atividade com mulheres que fazem parte do projeto de Santo Amaro, a ação ocorrerá na policlínica Waldemar de Oliveira, no bairro de Santo Amaro e terá como tema a “Importância do Cuidado com o Corpo Feminino”. Na semana passada, o programa realizou, em parceria com o projeto “Partejando e Companhia”, uma atividade envolvendo 35 mulheres gestantes, na Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria.

Na ocasião, as futuras mamães puderam esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a hora do parto. “Nós trabalhamos para promover o empoderamento dessas mulheres. Todas que participam deste curso, composto por 10 encontros ao longo de dois meses, chegam na maternidade mais fortes, tranquilas e seguras”, falou Ângela Arcoverde, supervisora do Programa Mãe Coruja.

As orientações repassadas para as gestantes e acompanhantes são realizadas de maneira dinâmica e de fácil entendimento. No local, elas também podem escolher uma doula – acompanhante que oferece apoio emocional, conforto físico e comprometimento com as parturientes assistidas. “Antes eu morria de medo e não me sentia confortável com a ideia de ter minha filha com parto normal. Hoje eu falo que é a melhor coisa do mundo, encorajo. A recuperação é incrível. Participei de todos os encontros e aprendi muito”, falou Maria Rafaela Nascimento, mãe de Maria Luiza de três meses.

Ana Vitória Bezerra de 16 anos e Abraão Luiz dos Santos de 17, participaram do primeiro dos dez encontros do curso. A gestante está com três meses e foi encaminhada ao Espaço Mãe Coruja por meio da unidade de saúde Tia Regina, localizada no bairro de Água Fria. “Estou disposta a aprender tudo. Agorinha assisti um vídeo de parto normal e achei lindo, me emocionei. Quero ter meu filho assim”, disse a jovem. “Sempre achei que seria fácil, era só ter o filho rápido e pronto, mas aqui eu vi que é muito mais que isso. Estarei ao lado dela participando de tudo e ajudarei no que for preciso”, pontuou Abraão.

O Espaço Mãe Coruja de água Fria, existe há três anos e conta com 1.131 mulheres inscritas, 684 crianças, já foram distribuídos 791 kits de enxoval para o bebê e 140 gestantes já receberam total apoio e acompanhamento. A Gleice Ythajacy Negromonte, grávida de 34 semanas completou o curso de dois meses e já está assistindo aulas extras. “O meu marido incentiva e minha mãe sempre me acompanha, abriu minha mente, vou ficar vindo até não aguentar mais. O que mais me chamou atenção foi o cuidado e o zelo que as gestantes e os bebês recebem aqui. Estou ansiosa para o nascimento do meu primeiro filho”, ressaltou a professora de 28 anos.

Mãe Coruja Recife - A proposta do projeto Mãe Coruja Recife é fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e a família, por meio de ações intersetoriais, aumentando a capacidade de transformar a realidade das mulheres e seus filhos, com a atenção durante o pré-natal, parto e pós-parto da mãe e do filho do nascimento aos 5 anos de idade, com uma equipe que favorece o acesso das gestantes aos serviços de saúde e serviços sociais. Cada mãe que completa um ciclo de sete consultas de pré-natal recebe um kit Mãe Coruja, contendo banheira, saboneteira, sabonete, pomada para assadura, fraldas, timão, somando 11 itens. Recife conta hoje com 10 espaços Mãe Coruja.