Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 13.03.18 - 20h10

Dançando no Cais estreia com muito arrasta pé e cultura nordestina

img_alt

Projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com o Cais do Sertão, proporciona mais qualidade de vida para as pessoas idosas, com dança e visitação guiada ao museu (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Muito forró, xote, baião e xaxado na primeira edição do Dançando no Cais, projeto da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com o Museu Cais do Sertão. Centenas de pessoas idosas estiveram na tarde desta terça-feira (13) neste que é um dos principais equipamentos culturais da cidade para um aulão de dança e muitas descobertas históricas da cultura nordestina.

Segundo a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, que marcou presença no evento de abertura, o projeto além de incentivar a prática de exercício, também será um grande aliado para mergulho na cultura pernambucana“Aqui o significado é muito além de dar uma oportunidade para as pessoas brincarem de dançar. Este é um público muito específico, que cresce e clama por mais qualidade de vida, por movimento e saúde. Esta nossa parceria com o Cais do Sertão acaba trazendo também a melhor apropriação da nossa própria cultura’.

São diversas as dificuldades enfrentadas pelos idosos nesta fase de vida. No entanto, existem métodos que podem facilitar a qualidade de vida física e mental. “A importância de estar aqui é porque é uma iniciativa que nos incentiva a querer sair de casa, passear. As pessoas associam a terceira idade com o cuidar dos netos e bisnetos, mas não é só isso. Projetos como esse nos levam a praticar exercício, melhoram nossa saúde e ainda alegram nossos dias”, afirma Ana Negromonte, de 71 anos, integrante do grupo Desperta Jenipapo.

Também empolgada por participar da primeira edição do Dançando no Cais, Nilda da Rocha, de 74 anos, que faz parte do grupo Renascer de Santa Terezinha, afirma o bom momento da vida. “Eu gosto de ações que levam os idosos para frente. E é isso o que estão nos proporcionando hoje. A gente aprende mais com a vida. É quase renascer”.

O Dançando no Cais faz parte do Programa de Atividades Esportivas para a Pessoa Idosa que busca ofertar e possibilitar o acesso ao esporte e ao lazer, a partir de iniciativas que colaborem com o envelhecimento saudável. O projeto será sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, das 15h às 17h.