Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 13.03.19 - 15h08

Debate sobre as políticas municipais de promoção dos direitos das mulheres ganham reforço internacional

O protocolo de geminação entre as cidades de Recife e Figueira da Foz, em Portugal, tem como destaque o intercâmbio de ações voltadas para às mulheres

 

O debate sobre as políticas municipais de gênero de promoção dos direitos das mulheres ganharam reforço internacional. O Recife ganha mais uma cidade-irmã. Desta vez, o diálogo entre a capital pernambucana e Figueira da Foz, município de Portugal, vai além dos roteiros culturais e parcerias comerciais. Um dos principais focos da geminação é o intercâmbio das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O acordo sela uma cooperação mútua nas ações de prevenção à violência e a promoção de igualdade de gênero. A assinatura do protocolo de geminação será feita nessa sexta-feira (12), às 17h, durante a Semana Arte Mulher, realizada em Figueira da Foz.

Na prática, as cidades abrem suas portas para a troca de políticas, projetos e campanhas de combate à violência de gênero e constroem ações de promoção dos direitos das mulheres. O documento será assinado pela Prefeitura do Recife e a Câmara Municipal da Figueira da Foz. Quem representa a gestão municipal no evento é a Secretaria da Mulher do Recife.

Além da assinatura do protocolo, a pasta municipal irá apresentar, na Semana Arte Mulher, os projetos Maria da Penha vai à Escola – ação voltada para a igualdade de gênero nas escolas municipais da rede pública de ensino - e o Hoje, Menina, Amanhã Mulher, projeto em parceria com a Unicef e o Centro das Mulheres do Cabo voltado para o empoderamento de meninas de 14 a 18 anos. Junto às ações, a Secretaria também leva às terras portuguesas as campanhas de comunicação desenvolvidas pela gestão municipal, uma delas é a ação de combate ao assédio contra as mulheres apresentada no carnaval deste ano.

SEMANA ARTE MULHER - A Semana Arte Mulher é um festival de arte voltado para mulheres, a promoção a cultura e a da língua portuguesa. O evento é realizado bienalmente entre as cidades de Recife, no Brasil, e Figueira da Foz, em Portugal. Este ano, a Semana ocorre entre os dias 15 e 22 de março, em Figueira da Foz. A primeira edição ocorreu em março em 2018, no Recife.

Para além da promoção da cultura, a SAM pretende, através de debates, conferências e apresentações, que abrangem as várias formas de arte, dar visibilidade ao trabalho de mulheres, contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral, chamando a atenção para os problemas atuais e para a boa pratica dos direitos humanos.

O evento tem o apoio oficial da Secretária da Igualdade e Cidadania do Governo Português, da Secretária da Mulher do Recife, da ACCIG e da Fundação Pro Dignitate.