Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 13.03.19 - 19h55

Olha! Recife provoca uma viagem no tempo com o roteiro Recife Holandês

img_alt

Um grupo de 50 pessoas foi guiado pelas ruas do Recife e conheceu as ricas histórias do período holandês da cidade (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Na tarde desta quarta-feira (13), o Olha! Recife a pé explorou o roteiro Recife Holandês. O projeto promovido Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da cidade ofereceu o passeio com esse tema como parte das comemorações do aniversário de 482 anos do Recife. Saindo da Praça do Arsenal, o tour levou os participantes a conhecerem vários pontos que os holandeses frequentaram e a entenderem sobre a influência que esse povo teve na trajetória recifense.

“O que permaneceu dos holandeses, de maneira mais significativa, foi a herança artística. Você tem, por exemplo, as obras artísticas dos pintores que pela primeira vez na história do novo mundo retrataram as artes civis, os tipos humanos, as paisagens e a arte religiosa. Temos também o marco do recife ter tido a primeira sinagoga, o primeiro observatório astronômico, o primeiro jardim botânico e a primeira ponte das Américas. Tudo isso faz enaltecer o orgulho do pernambucano, que é um povo muito ufanista e às vezes até megalomaníaco. Essas características fazem parte da identidade do povo”, pontuou o gerente de Projetos Turísticos da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Bráulio Moura. 

Ao total, entre turistas e recifenses, 50 pessoas participaram do roteiro. “Sou daqui, mas não conheço todos os pontos turísticos. Além de ser muito bom, o passeio é uma ideia muito importante porque, às vezes, damos tanto valor ao que é de fora e esquecemos de criar laços com as riquezas que temos perto. Conhecer nossa cultura gera um sentimento de pertencimento muito bom na gente”, afirmou Vanessa das Dores.

O passeio foi guiado pelo guia de turismo, Pedro Luiz. Com bastante precisão, ele contou sobre a influência de Maurício de Nassau e todo seu povo na cidade. Durante o caminho, ao entrarem na Sinagoga Kahal Zur Israel, a mais antiga das Américas, os participantes foram informados sobre curiosidades e costumes judaicos que permaneceram na cultura até hoje. Os inscritos ainda passaram pela Praça da República e Forte das Cinco Pontas, em cada lugar, descobriram um pouco mais das histórias do período holandês.     “Soube do passeio pelo jornal e como é minha primeira vez aqui me interessei em conhecer a cidade de maneira mais profunda, me informando sobre a história”, afirmou o mineiro Vinícius da Silva.

No próximo sábado (16), o roteiro será o Curiocidades, que vai proporcionar aos novos inscritos um passeio pelo bairro do Recife com a participação da eletrobike do DJ Mozão, a partir das 19h, com saída também da Praça do Arsenal. As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br 

O BOI VOADOR - Fechando a programação de aniversário da cidade em alto nível, o espetáculo O Boi Voador ganha o Marco Zero como cenário. O Bairro do Recife ainda vai sediar a inauguração de mais uma área de convivência, no Espaço R.U.A. O Boi Voador, evento que agradou e foi sucesso no ano passado, acontece no domingo (17).

Quem chegar ao bairro do Recife vai se deparar com vários personagens usando o figurino da época do Brasil holandês. Para o cenário, a Avenida Rio Branco receberá uma réplica da antiga Ponte do Recife. Entrando no clima daquele tempo, o público será convidado para assistir, no Marco Zero e em seus arredores, o espetáculo O Boi Voador.

A dramatização mostrará cenas que retratam o tempo dos holandeses em terras recifenses. A peça será encenada na sacada de edifícios, como a do prédio do antigo Centro Cultural Santander e a da Caixa Cultural, também no Marco Zero e na Rio Branco. Com duração aproximada de uma hora, o ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. Serão 18 cenas ao total.

Na tarde do mesmo domingo, será inaugurado um parklet no espaço R.U.A. O espaço, que se localiza na Avenida Barbosa Lima, terá 16 módulos formados em blocos e dois bicicletários. A área, que já conta com um mural de quase 300 metros, vai se tornar ainda mais agradável para a convivência e desfrute da população.