Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.03.20 - 19h32

PCR celebra sete anos do Projeto Praia sem Barreiras

img_alt

Iniciativa teve início em 2013 e já proporcionou banho de mar assistido a mais de 10 mil pessoas. Neste sábado (14), ação contará com programação diferenciada e corte de bolo (Foto: Carlos Augusto/Arquivo PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, responsável pela execução do Projeto Praia Sem Barreiras, por meio da Gerência da Pessoa Com Deficiência, realizará, neste sábado (14), a partir das 8h, uma edição especial do banho de mar assistido. O motivo é a comemoração do sétimo aniversário do Projeto e, para celebrar a importância da data, serão oferecidas atividades diferenciadas com profissionais da academia da cidade, além do corte do bolo. A arena do Praia Sem Barreiras fica na Avenida Boa Viagem, próximo ao posto 7, na esquina da Rua Bruno Veloso. O evento será voltado às pessoas com deficiência, familiares, convidados e comunidade em geral, no intuito de proporcionar diversão, alegria, descontração e interação.

Uma das principais ações para as Pessoas com Deficiência, o Projeto Praia sem Barreiras, já proporcionou, desde março de 2013, banho de mar assistido a mais de 10 mil pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de seus familiares e cuidadores. O Praia sem Barreiras é um dos projetos que integram o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). A iniciativa ainda conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Secretaria de Saúde do Recife.

O projeto oferece semanalmente banho de mar assistido através de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que garantem o acesso à faixa de areia das pessoas com deficiência, de sexta a domingo e nos feriados, das 8h às 13h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. O acesso à área do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7, acontece através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do projeto.