NOTÍCIAS

| 13.04.11 - 11h54

João da Costa reúne equipe para avaliar ações da Operação Inverno e Faz Vistorias

Após reunião, gestor conduziu equipe em vistorias nos bairros do Arruda, Linha do Tiro e Beberibe

Por Kellen Lima

As ações do Recife no enfrentamento do período de inverno pautaram a reunião entre o prefeito do Recife, João da Costa, secretários, e dirigentes de órgãos do Município, na manhã desta quarta-feira (13), na sala de reuniões do gestor, edifício-sede da PCR. Temas como a aceleração da limpeza de galerias, canais, verificação de pontos críticos do trânsito, ações nas áreas de morro, locais para abrigamento e as chuvas dos últimos dias foram os principais focos do encontro. Após a reunião, o prefeito fez visitas às localidades onde a equipe da administração pública está atuando.

A reunião é de rotina. A Operação Inverno já foi iniciada há quinze dias e estamos gerenciando as ações que seguem até junho. Já limpamos 11 de 66 canais, estamos fazendo a limpeza de galerias, a varredura dos morros, com aplicação de lonas e gel impermeabilizante e orientando a população para o desenvolvimento dessas mobilizações. Temos 102 obras nos morros da cidade do Recife, enquanto outras serão iniciadas com a liberação de verbas a partir do Ministério da Integração, no valor de 3 milhões de reais”, explicou Costa.

Sobre os últimos dias, ele enfatizou que apesar das fortes chuvas, que causariam transtornos em qualquer cidade do mundo, as ações realizadas em áreas de morro estão funcionando e buscam minimizar os riscos.

Trânsito e pioneirismo - O prefeito enfatizou que obras estruturadoras já estão em andamento e que a dificuldade do trânsito nos dias chuvosos deu-se pelo aumento da frota de veículos nas ruas e problemas típicos do período. “Não nos esquivamos de nossas responsabilidades e estamos trabalhando para a melhoria do trânsito e em breve anunciaremos concurso público para agentes. Mas também é preciso lembrar, por exemplo, que a chuva aliada à falta de energia elétrica atrapalha o funcionamento dos semáforos. Por isso estamos lançando semáforos com baterias, os primeiros do gênero, no País”, apontou Costa, ao se referir ao sistema idealizado pela presidente da CTTU – Maria Pompéia - e implantado nos sinais da Av. Agamenon Magalhães, nas proximidades do Hospital da Restauração.

Vistorias - O Canal do Arruda foi o primeiro local visitado por João da Costa. A limpeza do canal, que integra a bacia do Vasco da Gama, foi iniciada no mês de março e deve ser concluída na próxima quinzena. Durante a visita, o prefeito falou sobre a necessidade de se estabelecer parceria com o Governo do Estado, no trabalho de drenagem dos rios Beberibe e Tejipió. “É uma ação muito importante em duas regiões críticas”, afirmou. As visitas seguiram até o Córrego do Tito (Linha do Tiro) e ao local – no mesmo bairro - onde se pretende que funcione um abrigo, destinado a 250 pessoas, provenientes de áreas de risco e acolhidas durante o inverno.

O último local visitado pelo prefeito foi a Estação Norte da Codecir. Lá o gestor verificou as instalações do prédio, conversou com técnicos e viu projetos. “O edifício está bem estruturado, bem localizado, acomoda bem esses profissionais da Defesa Civil, que executam um trabalho de qualidade, apesar de trabalharem sempre sob muita tensão”, destacou João da Costa.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

As vistorias foram acompanhadas, também, por Keila Ferreira, coordenadora da Codecir; Débora Mendes, presidente da URB; Maria Pompéia, presidente da CTTU; Eduardo Vital, secretário de Serviços Públicos; Ana Cláudia Mota, assessora executiva de Desenvolvimento Urbano e Obras; Augusto Miranda, coordenador do Orçamento Participativo; Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social; e técnicos da Codecir.