Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.04.18 - 19h38

Idosos do Projeto Navegar é Preciso recebem kits do curso de informática

img_alt

Ao todo, mais de 50 kits com camisas e bolsas foram entregues aos alunos que estudam no Compaz Eduardo Campos e na Utec Nóbrega (Foto: Cortesia)

 

As 16 idosas que estão aprendendo informática na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) do Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, receberam, nesta sexta-feira (13), os kits com camisas e bolsas do Projeto Navegar é Preciso. Criada pela Prefeitura do Recife em 2014, a ação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já beneficiou cerca de 300 pessoas idosas.

Esta semana, a Prefeitura do Recife também entregou os kits do Navegar é Preciso para outras duas turmas com um total de 40 idosos que têm aulas de informática na UTEC Nóbrega, na Soledade. Todos vão aprender as noções básicas de informática em três módulos: editor de texto e apresentação, internet e redes sociais e editor de planilhas. Serão seis meses de aulas, duas vezes por semana.

A gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, disse que esta turma do Navegar é Preciso no Compaz Eduardo Campos é a primeira fora das dependências da Utec Nóbrega. “Essa descentralização do projeto contou com o apoio do Facebook, que contribuiu com R$ 200 mil. Estamos estudando outros locais na cidade para abertura de novas turmas desse projeto que é muito importante por oferecer aos idosos novas oportunidades de conhecimento. Aprender a usar melhor o computador e as redes sociais é uma maneira eficiente de elevar a autoestima dos idosos”, ressalta Cacilda.

As 16 idosas matriculadas no Compaz Eduardo Campos vibraram muito com as bolsas e camisas novas. “Eu sempre quis aprender a usar computador, mas meus netos não têm paciência pra me ensinar. Aqui é diferente porque os professores explicam tudo direitinho e têm muita paciência com a gente. Estou gostando muito”, contou Maria da Glória.

Outra que aprovou as aulas foi Ivanilda Correia, que é integrante do grupo de idosas Viver a Vida. “Aprender informática será muito bom, especialmente para o convívio com os mais novos”, disse Ivanilda, que também faz ginástica e dança no Compaz. Já Edineide da Silva frisou que o curso também vai ajudá-la profissionalmente. “Eu sou vendedora de cosméticos e acredito que saber usar as redes sociais vai me ajudar a vender mais”.

Quem também participou da entrega dos kits foi a gestora da Utec do Compaz, Ana Paula Andrade. “Para nós da Utec, é uma alegria muito grande ver o entusiasmo e o empenho das idosas durante as aulas”, disse a professora da Secretaria de Educação do Recife.