Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.04.22 - 13h39

Prefeitura do Recife instala equipamentos para distribuir preservativos gratuitamente em locais de grande circulação da cidade

img_alt

O ponto de partida desta campanha aconteceu com a implantação do primeiro dispositivo na manhã desta quarta-feira (13), no Mercado da Boa Vista, na área central da cidade. Ação deve chegar ao campus da UFPE e outros mercados públicos, por meio de parceria com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB). (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Como forma de estimular a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Prefeitura do Recife está instalando equipamentos para distribuir gratuitamente preservativos em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas na capital pernambucana. A iniciativa, que visa ampliar o acesso da população a camisinhas femininas e masculinas, é uma parceria da Secretaria de Saúde (Sesau) do município com a ONG internacional AIDS Healthcare Foundation (AHF). O ponto de partida desta campanha aconteceu com a implantação do primeiro dispositivo na manhã desta quarta-feira (13), no Mercado da Boa Vista, na área central da cidade. Neste mesmo dia, também foram contemplados com a instalação os Mercados Públicos dos bairros da Madalena e Encruzilhada.

Em uma articulação promovida pelo setor de ISTs, HIV, Aids e Hepatites Virais, da Vigilância em Saúde do Recife, a AHF financiou a produção e envio de dez totens, cada um deles com capacidade para dispensação de cerca de 7,2 mil camisinhas (femininas e masculinas) - ou seja, uma capacidade total de 72 mil preservativos que serão disponibilizadas ao público quando todos os equipamentos estiverem instalados. A gestão municipal ficará responsável pela oferta e reabastecimento dos insumos nos dispositivos. 

No decorrer do mês de abril, outros pontos também vão receber os equipamentos, como o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outros mercados públicos, por meio de parceria com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB). “A ideia é colocar esses dispositivos em locais de grande circulação de jovens e trabalhadores, que, normalmente, são pessoas que têm vida sexualmente ativa. A camisinha é a principal forma de prevenção das ISTs, sendo a barreira de mais fácil acesso à população. É importante trabalhar as questões de prevenção na sociedade porque dessa forma conseguimos diminuir os riscos de adoecimento desse público por causa de ISTs e frear a transmissão dessas doenças”, reforça o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro. 

Na Rede Municipal de Saúde, este serviço de distribuição de preservativos já é oferecido rotineiramente em diversos locais. Durante o horário comercial, a população pode pegar gratuitamente camisinhas em Unidades de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, policlínicas, além dos Serviço de Atenção Especializada (SAE) para pessoas com Aids/HIV das Policlínicas Gouveia de Barros, na Boa Vista, e Lessa de Andrade, na Madalena. Nestes locais, desde janeiro de 2021, já foram distribuídos mais de 3,1 milhões de preservativos, entre femininos e masculinos.

PREVENÇÃO - A Prefeitura do Recife oferece, na Rede Municipal de Saúde, serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs. Existem dois SAEs para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com capacidade para atender até 600 pessoas por mês.

Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora.

Em julho de 2021, também foi criado o programa “Vamos Prevenir”, que promove ações itinerantes para levar informações sobre prevenção combinada, testagem rápida e apresentação do trabalho da rede municipal de cuidados em relação às ISTs, HIV, Aids e hepatites virais. Desde então, foram realizadas 25 ações, com 1.176 pessoas testadas para sífilis, HIV e hepatites. Também já foram distribuídos 48.672 preservativos e 4.500 lubrificantes