NOTÍCIAS

Cultura | 13.05.11 - 14h20

João da Costa acompanha obras para conter alagamentos na Caxangá

A intervenção faz parte de um pacote de obras para combater alagamentos em sete pontos da Cidade

Por Junior Vilela

A Prefeitura do Recife iniciou, na manhã desta sexta-feira (13), a primeira, de sete intervenções, que irão melhorar a drenagem das chuvas na Cidade. A obra foi acompanhada de perto pelo prefeito João da Costa, no cruzamento da Avenida Caxangá com a BR-101. A ação ampliará a capacidade de escoamento das águas em trechos da área, diminuindo a possibilidade de alagamentos. Para isso, a gestão municipal investirá R$ 1,7 milhão na intervenção cujo prazo de conclusão é de 90 dias.

O trabalho foi iniciado embaixo do viaduto da BR-101, cruzamento com a Caxangá. No local, máquinas começaram a preparar o terreno para a instalação de tubulações com dois metros de diâmetro e um quilômetro de extensão, que farão a ligação entre o sistema de drenagem da avenida com o canal do Cavouco, localizado na Faculdade de Medicina da UFPE. Depois dessa etapa da obra, serão substituídas as galerias antigas da Caxangá, de 60 cm de diâmetro, por tubos com maior vazão, de até dois metros de diâmetro, no trecho entre as ruas Antônio Coelho e Gaspar Perez.

De acordo com o prefeito João da Costa, as novas tubulações ampliarão a capacidade de escoamento das chuvas no cruzamento das vias. “Com essas obras pretendemos resolver de forma definitiva os alagamentos que acontecem, historicamente, neste trecho da Avenida Caxangá. Além dessa, temos seis intervenções previstas para este ano para conter alagamentos em outras áreas da Cidade”, explicou o gestor.

Como as tubulações ficam embaixo das calçadas, a obra, praticamente, não trará transtornos para o tráfego da área, que não sofrerá interrupção em nenhum dos trechos. “Cerca de 90% da intervenção acontecerá nos passeios ou na linha d’água. Portanto, acreditamos, que mesmo sendo uma obra de grande impacto, não haverá problemas para o tráfego nesta área”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Além da obra no cruzamento da Caxangá com a BR-101, serão desenvolvidas outras seis intervenções para combater os alagamentos na Cidade neste ano. Na Avenida Agamenon Magalhães serão implantadas bombas elétricas para forçar o escoamento das águas. Já nas ruas Samuel Campelo (Espinheiro) e Conde D’Eu serão redimensionadas as galerias da via. Ainda serão feitas intervenções na Imbiribeira, na comunidade do Bode (Pina) e na Rua Princesa Isabel.