NOTÍCIAS

Cultura | 13.05.11 - 14h56

Prefeito vistoria obras de duplicação do Viaduto Capitão Temudo

Última etapa da obra consiste na colocação de seis vigas metálicas no vão central

Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito João da Costa vistoriou as obras de duplicação do viaduto Capitão Temudo, entre os bairros do Cabanga e Ilha Joana Bezerra. O gestor foi conferir de perto o andamento das intervenções e garantir o cumprimento dos prazos para a sua conclusão. Acompanhado de secretários municipais e equipe técnica da Prefeitura, João da Costa conversou com os engenheiros responsáveis pela obra sobre os últimos detalhes da etapa final do Viaduto, que irá melhorar o fluxo no sentido Zona Sul do Recife.

Esta é uma obra grandiosa e complexa, já que estamos fazendo aqui praticamente um outro viaduto, ainda maior do que este que já existe, pois estão sendo construídas mais duas alças. E eu estou vendo que a obra está dentro dos prazos programados”, considerou o prefeito.

O Capitão Temudo, com cerca de 950m de comprimento, terá sua largura ampliada dos atuais 14m de largura, para 28m de largura, passando de duas para quatro faixas de rolamento em cada sentido. A obra irá melhorar o tráfego no deslocamento de moradores entre as zonas norte e sul do Grande Recife, num corredor que inclui a PE-15 e a Avenida Agamenon Magalhães. As intervenções contam com um investimento de R$ 39 milhões.

Vamos agora torcer pra que continuemos com esse sol que está fazendo hoje e, assim, continuar as obras a todo vapor, concluindo essa etapa, assim como o acabamento do viaduto, sua pavimentação e sinalização. Assim sendo, com tudo pronto, por volta da primeira quinzena de julho a população já poderá trafegar utilizando esses novos trechos”, indicou o prefeito sobre o prazo de conclusão da intervenção.

A última etapa da duplicação do Capitão Temudo consiste no fechamento do vão central sobre os trilhos do metrô com a colocação de seis vigas metálicas para a sua sustentação. Cada viga pesa em torno de 12 toneladas e tem 50 cm de largura. Ao final da obra, a população terá uma solução de mobilidade que irá trazer benefícios para o andamento do trânsito numa das principais vias do Recife.

Nos últimos dois meses o prefeito visitou intervenções em morros das áreas Sul e Norte, visitou comunidades atingidas por alagamentos provocados pelas intensas chuvas que caíram na cidade e conferiu a limpeza de canais. Além disso, João da Costa criou o grupo de monitoramento do estado de alerta do Município, determinou a realização de ações estruturadoras para combater os alagamentos em sete pontos da Cidade, lançou o plano de ações para o trânsito. Além disso, o prefeito acompanha diariamente todas as ações que estão sendo realizadas para minimizar os problemas causados pelas chuvas.