NOTÍCIAS

| 13.05.11 - 17h47

Prefeitura do Recife oferece programação especial na Semana de Museus

Equipamentos culturais do Pátio de São Pedro realizam visitas guiadas, ações educativas, exibições de vídeos, palestras e shows

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para a 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece partir deste domingo (15) até 22 de maio com o tema “Museu e Memória”. Os equipamentos culturais instalados no casario histórico do Pátio de São Pedro participam do circuito de forma integrada. Com o título “Tire a Poeira da Memória”, o roteiro conta com sete espaços mantidos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife: Museu de Arte Popular (MAP), Mamam no Pátio, Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Centro de Design do Recife e Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) e do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (NCAB). A abertura do circuito, neste domingo (15), a partir das 16h, conta com shows do músico Juliano Holanda em projeto solo e da banda Academia da Berlinda, além de apresentação do Grupo Perna de Pinto, Perna de Pato para o público infantil.

O roteiro oferece aos visitantes a possibilidade de celebrar a memória e o patrimônio cultural, através de visitas guiadas, ações educativas, oficina de fotografia, exibição de vídeos, palestras e shows. De 16 a 20 de maio, os espaços funcionam das 9h às 17h. Nos domingos (dias 15 e 22), os equipamentos abrem especialmente para a Semana dos Museus, das 14h às 19h. Confira a programação completa abaixo.

A iniciativa tem como objetivo atrair recifenses e turistas para conhecer e visitar os espaços que formam um verdadeiro complexo histórico-cultural, localizado no coração do Bairro de São José. A entrada nos espaços e as atividades são gratuitas. “A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países. É um evento de âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nós decidimos ampliar a comemoração e vamos abrir os espaços do Pátio de São Pedro em dois domingos de forma experimental, contando com uma programação musical”, explica Carmem Piquet, gerente Operacional de Museus da Fundação de Cultura.

A programação permeia universos simbólicos e épocas distintas. Assim, o visitante pode refletir sobre a memória através de oficina de fotografia no Memorial Luiz Gonzaga, conhecer o elo histórico entre a literatura de cordel nordestina e portuguesa em exposição do Museu de Arte Popular, relembrar produtos antigos garimpados pelo Centro de Design. “Nós fizemos uma pesquisa de produtos comercializados antigamente aqui no Pátio e no seu entorno. Através deles, vamos trazer esta memória do comércio”, conta Adeildo Leite, do Centro de Design.

Já o Memorial Chico Science irá exibir pela primeira vez clipes e programas de TV que registraram a música de Chico Science e Nação Zumbi, cedidos especialmente para o espaço pelo canal MTV. No Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, símbolos dos orixás femininos são apresentados, a partir desta sexta (13), na mostra “Yabas, mulheres guerreiras do Panteão Africano”, da artista plástica Mãe Nete, do terreiro Ilê Asé Osum Agemum Ya Lemim. O encerramento do circuito acontece no dia 22, animado pelos shows do Coco Raízes de Arcoverde e do grupo argentino intitulado Finlândia, com repertório de músicas latinas.

Serviço:
Semana de Museus no Pátio de São Pedro: “Tire a poeira da memória”
Informações: 3355-3311 | 3355-3310
Abertura: 15 de maio (domingo), a partir das 16h
Apresentação infantil: Grupo Perna de Pinto Perna de Pato
Shows: Juliano Holanda e Academia da Berlinda
Encerramento: 22 de maio, a partir das 16h
Apresentação infantil: Grupo Perna de Pinto Perna de Pato
Shows: Finlândia (Argentina) e Coco Raízes de Arcoverde
Visitação dos espaços: De 16 a 20 de maio, das 9h às 17h.
Dias 15 e 22, das 14h às 19h

Confira a Programação Especial na Semana de Museus AQUI