NOTÍCIAS

Cultura | 13.05.11 - 08h59

Prefeitura promove mutirão no Recife Antigo

Ao todo, 40 homens da Emlurb trabalham em 30 ruas do bairro, executado ações de suporte do programa Recife!Nosso Centro

Por Kellen Lima

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), promoveu ações de benfeitoria na manhã desta sexta-feira (13), em 30 ruas do Recife Antigo. Dentre elas estão a colocação de lixeiras, pintura de meio-fio, poda de árvores, reparo de vias, limpeza de galerias, instalação de lâmpadas, varrição e lavagem de ruas. As atividades, que seguem até o próximo domingo (15), fazem parte do programa Recife! Nosso Centro, que promove a requalificação integrada daquela área da Cidade.

O mutirão é, segundo o diretor de Limpeza Urbana, Renato Verçosa, parte da estratégia da gestão do prefeito João da Costa para melhorar da qualidade de vida da população. “Estamos nas ruas do Centro do Recife com 40 homens que estão engajados no programa com essas ações de suporte, promovendo a requalificação da área, beneficiando uma localidade importante tanto para quem mora e trabalha naquela região, quanto para os turistas que visitam a Cidade”, disse. O diretor, todavia, lembrou que a população precisa contribuir. “São ações simples que fazem a diferença, como não jogar lixo no chão ou danificar as lixeiras que são instaladas nos postes de iluminação”.

Na rua Álvares Cabral, por exemplo, os servidores Ginaldo Damião, Izaquiel Cavancante, Erick Gomes e José Henrique da Silva faziam a limpeza das galerias, retirando o lixo e a lama que obstruem a passagem das águas das chuvas. Enquanto isso, Evandro Felipe e Eduardo Monteiro trocavam, na mesma via, uma lixeira que estava danificada. “A cidade fica mais limpa, por isso acho o meu trabalho importante. Ruim é ver que muitas estão quebradas por causa do vandalismo, mas a melhor parte é quando a gente está instalando uma lixeira e passa alguém e parabeniza pelo serviço. Isso sim é bom, é o reconhecimento do meu trabalho”, disse Marcelo dos Santos, operário que também estava trabalhando no mutirão.

Passando pela Marquês de Olinda, a caminho do trabalho, o garçom José Lamartine Bezerra elogiou as atividades de manutenção desenvolvidas no local. “Tudo o que é feito para melhorar a vida da gente é bem vindo e cada pequena coisa que se faz, diz muito para um cidadão que, como eu, paga seus impostos e vê o resultado disso revertido nesses trabalhos”, afirmou.

Lixo no lugar certo – “Varre, Varre, Vassourinha” é a campanha que tem início ao meio-dia desta sexta-feira (13), quando o mascote da empreitada e arte-educadores distribuirão sacolas plásticas aos motoristas que trafegarem entre a Av. Rio Branco e Cais do Apolo. A ação pretende orientar as pessoas sobre as formas corretas de lidar com o lixo, mantendo o meio ambiente saudável para todos.