NOTÍCIAS

Cultura | 13.05.11 - 09h45

Programa Bolsa Escola promove Palestra para Beneficiários

O encontro contou com 50 estudantes da Escola Municipal Reitor João Alfredo

A Secretaria de Educação, através do Programa Bolsa Escola, em parceria com o Programa Escola que Protege, realizou, na tarde desta quinta-feira (13), no Centro de Formação Paulo Freire, uma palestra que abordou temas como tráfico de drogas, violência doméstica, abuso sexual e trabalho infantil. O encontro contou com 50 estudantes da Escola Municipal Reitor João Alfredo, beneficiários do Bolsa Escola. A programação incluiu atividades lúdicas e interativas com as crianças.

A palestra foi realizada pela coordenadora do Escola que Protege, professora Luiza Albuquerque, que comandou grande parte das atividades. Segundo ela, os temas foram abordados de forma a garantir a reflexão por parte dos alunos. Segundo a professora, “a arte é a melhor linguagem”, referindo-se a película exibida. A apresentação do filme “Um Sonho Impossível”, que trata de questões sobre drogas e violência manteve os estudantes atentos à tela. Logo em seguida, a professora instigou o debate sobre o tema. A aluna Carina Maria, 11 anos, contribuiu com a discussão dizendo que mantinha um bom relacionamento com os colegas. “Estou gostando do encontro. Minha mãe me ensina que drogas não é legal. Mas aqui eu aprendi mais”, disse a estudante.

O evento também contou com a presença de dois pais, que aprovaram a iniciativa. Irismas Pereira, mãe de Mariluce Pereira, revela que só tem a agradecer a escola e ao programa. “É muito bom esse tipo de atividade porque as crianças aprendem melhor o conteúdo. Sempre oriento meus filhos a não aceitar provocação de colegas e caso tenham algum problema avisar a professora. Tenho uma filha estudando no Reitor João Alfredo, e outros dois já passaram pela escola. Eles tiveram uma ótima educação”, declarou a mãe.

Para finalizar o encontro, foi realizada a contação de história do quadrinho “Florisbela em: a Árvore Sagrada”, pela professora Naara Ferreira.

A responsável pelo acompanhamento das parcerias com programas, Mônica Aquino, esclarece que esses encontros são realizados todos os meses com temas e escolas deferentes. “Também oferecemos passeios no barco escola, onde as crianças têm noções de preservação ambiental e patrimônio histórico. Despertamos nos jovens o interesse de fazer um curso profissionalizante. Já tive relatos de crianças que passaram a apreciar a cidade com outro olhar, a partir das atividades que oferecemos”, contou Mônica.