NOTÍCIAS

| 13.05.11 - 17h56

Recife prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Nova etapa da ação segue até o dia 20 de maio. Até o momento, a mobilização já contemplou mais de 120 mil pessoas

A Prefeitura do Recife estendeu até o próximo dia 20 a 13a edição da Campanha de Vacinação contra a Influenza, destinada a idosos, gestantes e crianças com idade entre seis e 24 meses. Esse ano, as doses imunizam contra três tipos da gripe, incluindo a H1N1. Além do grupo prioritário, a mobilização é voltada para profissionais de saúde que atuem em recepções, atendimento ou investigação de casos de infecção respiratória. A meta é que 80% do público alvo seja atingido.

Até o momento, a mobilização já contemplou mais de 120 mil pessoas na capital pernambucana, o equivalente a 52% do total de 234.115 indivíduos com o perfil da iniciativa. Nesse universo, já foram vacinadas 14.490 crianças, cerca de 43,4% do total. Elas deverão receber uma segunda dose 30 dias após a primeira. Também estão vacinados aproximadamente 82,6 mil idosos – 50,3% do público pretendido. Entre as gestantes, 8.487 ganharam a imunização, o correspondente a 40,87% do público alvo. Do total de profissionais da saúde habilitados, 13.579 se imunizaram (86,95%).

A vacina está disponível em aproximadamente 180 unidades da Rede Municipal de Saúde, entre PSFs, policlínicas, unidades tradicionais, maternidades e hospitais pediátricos. Quem ainda não foi imunizado pode comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua residência levando o cartão de vacinação. A imunização é contra-indicada para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes do produto. Quem estiver gripado e com febre deve adiar o recebimento da dose.

Benefício - A imunização reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, diminuindo ainda as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e as relacionadas às outras doenças respiratórias. Atualmente, a vacina contra a Influenza é a arma mais eficaz contra a enfermidade e, por isso, a campanha também serve como um alerta para que a sociedade procure o serviço municipal de saúde para receber as doses.

Quem ainda tiver dúvidas a respeito da vacinação deve ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas