Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.05.16 - 17h15

Prefeito: “O hospital é uma conquista das mulheres guerreiras desta cidade”

img_alt

Maior unidade de saúde construída pela Prefeitura do Recife já atendeu mais de 1.000 mulheres em apenas quatro dias (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (13) à população do município. A solenidade foi bastante concorrida e contou com a presença do prefeito Geraldo Julio, do governador Paulo Câmara, além de diversas autoridades de todo o Estado. A unidade já está em funcionamento desde a última terça (10) e atingiu a marca de mais de 1.000 mulheres atendidas até esta manhã, com procedimentos de consultas e exames. Instalado em uma área de 30 mil m² e com uma área total construída de 13.348,98 m², localizado na BR-101, no bairro do Curado, o equipamento é a maior unidade de saúde já construída pela Prefeitura do Recife em toda a sua história. 

A unidade de saúde já começou a funcionar com capacidade para realizar por mês 11,8 mil exames e 5 mil consultas, sendo 3,5 mil especializadas. O investimento para a obra e aquisição de equipamentos é da ordem de R$ 118 milhões - recursos municipal, estadual e federal.  “O Hospital da Mulher começou como um sonho e um projeto, e hoje é uma realidade. Já foram atendidas mais de 1.000 mulheres desde que ele abriu as portas. É uma grande conquista para o povo do Recife, mas principalmente para as mulheres”, comemorou o prefeito Geraldo Julio. “Os ambulatórios especializados, as consultas especializadas, os diagnósticos, exame de ultrassonografia são alguns dos serviços que o hospital já está oferecendo às mulheres do Recife. Logo em breve vamos oferecer partos e cirurgias também”, acrescentou. 

O acesso das usuárias a todos os procedimentos ofertados pelo Hospital da Mulher respeita o fluxo de marcação estabelecido pelo município, por meio do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg), com encaminhamento efetuado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs ou Upinhas) de referência da usuária, sempre respeitando a ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco que é preconizada pelo Ministério da Saúde. As usuárias estão sendo comunicadas do agendamento por meio de SMS, contato telefônico ou pela própria unidade solicitante. 

O governador Paulo Câmara circulou pelas instalações da primeira grande unidade de saúde construída pela Prefeitura do Recife e parabenizou pela entrega do equipamento. “A entrega de equipamentos como este é necessária em nosso sistema de saúde. O Recife, com esta estrutura, poderá oferecer partos mais humanizados, cuidar das mulheres que estão com gravidez de risco e, ao mesmo tempo, desafogar os hospitais públicos estaduais”, falou. “Este hospital vai fazer bem ao povo do Recife para que tenha cada vez mais uma saúde de qualidade”, concluiu. 

Com a primeira maternidade de alto risco da cidade, o Hospital da Mulher do Recife tem a habilitação para realizar mais de 67 mil procedimentos por mês – partos, cirurgias, exames, internações, consultas especializadas, entre outros atendimentos necessários para garantir a assistência integral à saúde da mulher. A unidade, que conta com um total de 150 leitos, realizará 400 partos e 250 cirurgias por mês. Tem duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com 10 leitos para bebês e outra com 10 leitos para mulheres, duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com 27 leitos, 16 consultórios especializados (ginecologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, hematologia, psiquiatria, entre outros) e realiza exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio X, entre outros). O hospital conta com 1.108 profissionais (158 médicos; 236 outros profissionais de nível superior; 552 profissionais de nível médio/administrativo; 162 profissionais de nível fundamental). 

As mulheres que já estão recebendo atendimento na unidade são só elogio para a estrutura do local e o tratamento dado pelos funcionários. “A aparência dele é de um hospital particular. Bem chique, bem organizado e com as pessoas tratando bem a gente”, disse a paciente Maria José Melo, 53 anos, moradora da Boa Vista. Ela foi até a unidade encaminhada a partir de um posto de saúde do município, para realizar um exame de uroginecologia, uma das novidades do equipamento. “As mulheres do Recife que estão recebendo atendimento aqui estão muito satisfeitas. Nós estamos visitando a unidade todos os dias, conversei pessoalmente com as primeiras pacientes e os depoimentos são muito positivos. Nós estamos aqui para resolver os problemas da população e isso já começou a ser feito”, destacou o secretário de Saúde, Jailson Correia. 

O atendimento da maternidade e as urgências referentes à assistência materno infantil do Hospital da Mulher também serão reguladas. Neste acaso, a mulher deve se dirigir à rede de maternidades de baixa complexidade do Município (Barros Lima, Arnaldo Marques e Bandeira Filho) e de acordo com o perfil do procedimento e classificação de risco, essas maternidades realizam o encaminhamento para o Hospital da Mulher. Os serviços estão sendo implantados de forma gradativa, como ocorre com os todos os hospitais de grande porte, seguindo a lógica da assistência para melhor segurança das usuárias. Na terça-feira (10) foram iniciadas as consultas médicas e procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico, como ultrassonofia, tomografia, ressonância, eletrocardiograma, ergométrico,  eco/Doopler, Holter, Mapa, ultrassonografia, densitometria e patologia clínica, abrindo para a realização de parto em cerca de 20 dias. 

A família da homenageada também estava presente. Dra. Mercês Pontes Lima Cunha dedicou sua vida profissional à ciência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da mulher brasileira, na árdua batalha no combate ao câncer ginecológico. “É com muita satisfação e orgulho que recebemos esta homenagem. Ela dedicou grande parte da sua vida para a medicina e é uma homenagem que nos orgulha bastante”, disse a Dra. Márcia Cunha, filha da Dra. Mercês. 

 

CASA DAS MÃES - O Hospital da Mulher do Recife conta ainda com a “Casa das Mães”, uma hospedaria com 20 leitos, onde as mães serão acolhidas quando receberem alta, mas seus bebês continuarem internados após o parto. As mulheres poderão apoiar a recuperação do seu filho e manter o vínculo com o bebê até que ele esteja apto a receber alta hospitalar.

 

CENTRO DE ATENÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA - Nesse espaço, as mulheres vítimas de violência terão apoio de equipe especializada e formada por vários profissionais  - psicólogo, médico, enfermeiro e assistente social – que prestarão o atendimento multidisciplinar. Além do suporte à mulher, o Centro terá um papel importante ao  empoderar e preparar essas mulheres para romper o ciclo de violência sofrido. Todo o acolhimento terá o cuidado de não expor a vítima.

 

SAMU - O Hospital da Mulher também conta com uma base descentralizada do SAMU 192, a 10ª da cidade, com uma Unidade de Suporte Básico (UBS), Unidade de Suporte Avançada (USA) e seis profissionais. A descentralização dará maior resolutividade ao atendimento com menor tempo de resposta.

 

ALTA TECNOLOGIA - O Hospital da Mulher do Recife ofertará ampla variedade de exames, abrangendo todo o desenvolvimento da mulher desde sua infância até a fase da melhor idade, com um centro de diagnóstico por imagem comparado aos grandes hospitais do Brasil. O investimento nesses equipamentos de tecnologia foi da ordem de R$ 25 milhões. 

As gestantes de alto risco terão acesso a equipamentos adequados ao acompanhamento da gravidez, como o cardiotocógrafo, que permite que o bebê seja monitorado desde a barriga da mãe, até seu nascimento. O bloco cirúrgico dispõe de 06 salas cirúrgicas amplas, equipadas por sistema de climatização com filtros especiais, para realização desde partos cirúrgicos até histeroscopia cirúrgica - diagnóstico de patologias intrauterinas - promovendo grande variedade de procedimentos com segurança e conforto para as pacientes. 

O primeiro grande hospital da rede pública municipal também tem um centro de parto humanizado, com quarto com banheira para realização de parto na água. Esses ambientes permitem que a gestante evolua no seu trabalho de parto acompanhada e com toda a infraestrutura e equipamentos necessários para o procedimento.

 

CARTÓRIO - O Hospital da Mulher do Recife tem um cartório próprio, ou seja, os cerca de 400 bebês que nascerem mensalmente na unidade já sairão do HMR devidamente registrados.  

 

EQUIPAMENTOS:

 

Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT)

 

·         Tomografia

·         Patologia Clínica

·         Eletrocardiografia

·         Densitometria Óssea

·         Urodinâmica

·         Radiologia Convencional e Contrastada

·         Tococardiografia

·         Colonoscopia

·         Ultrassonografia

·         Ecocardiografia

·         Endoscopia

·         Mamografia

 

HOSPITAL DA MULHER EM NÚMEROS:

 

·         1.108 profissionais em atuação no pleno funcionamento;

·         158 médicos;

·         236 outros profissionais de nível superior;

·         552 profissionais de nível médio/administrativo;

·         162 profissionais de nível elementar;

·         13.348,98 m² de área construída;

·         150 leitos (internamento)

 

Setores

Quantidade

Enfermaria

Alojamento conjunto

54 leitos

Gestação de alto risco

21 leitos

Ginecologia cirúrgica

21 leitos

Mastologia

04 leitos

UCI

Canguru

12 leitos

Convencional

15 leitos

UTI

Neonatal

10 leitos

Adulto

10 leitos

Centro de Parto Normal

03 leitos

TOTAL

150 leitos