NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 13.06.17 - 20h13

Alunos de curso de estímulo ao empreendedorismo realizam atividade prática no térreo da PCR

img_alt

No ponto culminante das aulas, estudantes montaram estandes para comercializar produtos e testar os conhecimentos adquiridos nas aulas(Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Os alunos do curso Formação Empreendedora Empresarial (Forme), realizado pela PCR em parceria com a Fecomercio e o Sebrae, tiveram nesta terça-feira (13) o ponto culminante das atividades. Eles testaram na prática as habilidades adquiridas durante o curso, montando estandes no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife para vender produtos relacionados às “empresas” que criaram nas aulas. O curso tem o objetivo de capacitar os Microempreendedores Individuais (MEIs) para desenvolver comportamentos, atitudes e práticas empreendedoras.
 
De acordo com o professor Maurício Florêncio, a ideia foi testar a capacidade dos alunos de aplicar a metodologia trabalhada em sala de aula. “É como uma prova prática. Avaliamos as habilidades de gerenciar vendas, lidar com o público e apresentar os produtos. Os estudantes selecionaram os fornecedores, de acordo com preço e qualidade, e pensaram também no layout dos estandes”, aponta. De acordo com ele, quem obtiver o maior lucro será considerado o “vencedor” do evento.
 
As alunas Rita de Castro, Heloísa França e Aldieles Monalisa decidiram formar a “empresa” Doce Desejo, que vendeu doces e salgados em um dos seis estandes armados no térreo da PCR. “O curso foi uma experiência maravilhosa, que fez uma grande diferença para nós. Saímos da zona de conforto e estamos mais preparadas para empreender”, comentaram. 
 
Já empresa “Eu Amo o Diferente e Útil” foi criada pelas estudantes Maria José Fraga e Sheila Santos. "Fizemos uma pesquisa de mercado e decidimos trabalhar com itens bonitos, úteis, baratos e agradáveis para o público feminino. O carro chefe é o suporte de bolsa para evitar roubos em restaurantes. Achamos que o Forme foi um divisor de águas para despertar nosso espírito empreendedor”, comentam.
 
INCENTIVO - O curso Formação Empreendedora Empresarial incentiva o desenvolvimento de uma visão estratégica, ajudando na identificação de oportunidades de negócios. De acordo com a gestora da Sala do Empreendedor, Márcia Melo, o objetivo do Forme Empresarial é a formação de profissionais qualificados para o mercado. “A ideia é colaborar para a formação do empreendedor, trabalhando aspectos como autoestima e características de liderança”, define.